Bem-Vindo à Página Oficial da
Liga dos Combatentes


 

 








 

 

 

 

 








 
 

 

 

  Notícias

Inauguração de Monumento aos Combatentes do Concelho de Vila Franca de Xira e 86º aniversário do Núcleo de Vila Franca de Xira da Liga dos Combatentes


05.09.2015 - Decorreu em 05 de setembro a cerimónia de inauguração do Monumento a Todos os  Combatentes do Concelho de Vila Franca de Xira, Tombados ao Serviço da Pátria. A cerimónia decorreu no Largo 5 de Outubro, local onde ficou implantado o Monumento aos Combatentes.


Participaram na cerimónia de Homenagem, o Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, que presidiu, e demais autarcas, o Secretário-Geral da Liga dos Combatentes, o Presidente do Núcleo de Vila Franca de Xira da Liga dos Combatentes, autoridades das Forças de Segurança de Vila Franca de Xira, autoridades civis e religiosas e delegações dos Núcleos da Liga dos Combatentes de Rio Maior, Santarém e Torres Vedras, familiares dos militares homenageados e muitos Combatentes e suas famílias, estimando-se em cerca de duas centenas, os assistentes a esta cerimónia.

A cerimónia iniciou-se pelas 10h00 com o içar da Bandeira Nacional, seguindo-se o descerramento Monumento, descrição do Monumento efectuada pelo Escultor João Duarte, bênção e oração religiosa pelo Padre Ezequiel, sendo depois as locuções proferidas pelo  Secretário-Geral da Liga dos Combatentes e pelo Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira. As intervenções que ocorreram, tiveram como finalidade dos seus discursos, Homenagear os Combatentes do Concelho de Vila Franca de Xira, Tombados na Grande Guerra e na Guerra do Ultramar.

As honras militares foram prestadas por uma força de escalão Secção, do Regimento de Transportes e Terno de Clarins da Chefia de Bandas e Fanfarras do Exército.

A Banda do Ateneu Artístico Vilafranquense, encerrou as cerimónias, com a execução do Hino da Liga dos Combatentes, seguido do Hino Nacional.

No final desta cerimónia, seguiu-se o almoço de confraternização por ocasião do 86º aniversário do Núcleo de Vila Franca de Xira da Liga dos Combatentes, que ocorreu no dia 04 de setembro, no Hotel da Lezíra, em Vila Franca de Xira, em que estiveram presentes cerca de 75 pessoas, entre associados, familiares e convidados. Durante a realização do almoço, o Presidente daquele Núcleo, Sargento-Mor Armindo Santos Silva, proferiu um breve discurso, procedendo depois à entrega de Diplomas de Testemunho de Apreço aos associados que totalizaram, 25, 35 e 40 anos de filiação na Liga dos Combatentes.