Bem-Vindo à Página Oficial da
Liga dos Combatentes


 

 








 

 

 

 

 








 
 

 

 

  Notícias

CONSERVAÇÃO DAS MEMÓRIAS - Cemitério de Mueda - Moçambique


A Liga dos Combatentes finalizou as diligências iniciadas em 2014 tendentes à recuperação estrutural do Cemitério de Mueda. Em setembro de 2015 estão concluídas as tarefas que se propôs realizar naquele cemitério – localmente conhecido por “Cemitério dos Portugueses” – procurando, tanto quanto possível, recuperar as campas existentes e melhorando outras, de modo a proporcionar que a obra realizada reponha a dignidade devida a um espaço cemiterial onde repousam Combatentes Tombados por Portugal.


Durante muitos anos o Cemitério de Mueda constituiu-se num espaço abandonado, reino do capim que nele grassava e submergia as 109 campas que compunham o “Cemitério”.

Desde 2006 que a Liga dos Combatentes procurou alterar o estado de abandono em que sabia encontrar-se o “Cemitério”. Com essa finalidade, estabeleceu contato com um português residente em Pemba, o Senhor Claudino Abreu, que assume por patriotismo a tarefa de financiar a limpeza de outros espaços semelhantes, garantindo com a sua colaboração que o Cemitério de Mueda seria alvo de limpeza regular, capinando-o e pintando o que restava das campas existentes.

Após iniciar em 2010 a sua atividade regular em Moçambique no âmbito do Plano Estruturante “Conservação das Memórias”, a “Liga” teve a oportunidade em 2012 de exercer a sua ação na província moçambicana de Cabo Delgado. Mueda assumiu-se como um local onde não havia lugar à recuperação de restos mortais de Combatentes Portugueses e sua transladação para Nampula, o “Cemitério dos Portugueses” continuava limpo de capim, mas a sua má apresentação estrutural constituía um desafio para a “Liga”, exigindo em nome da dignificação daquele local que fosse equacionada a “reconstrução” da estrutura do cemitério onde tantos Militares Portugueses repousam.

Os estudos necessários à recuperação pretendida, foram efetuados. As sinergias inerentes à concretização que a “Liga” se propunha, foram obtidas. A obra nasceu…

Nasceu uma obra que faz esquecer as más imagens colhidas visualmente por muitos Combatentes que ao longo dos anos visitaram Mueda. Não é possível a nenhum órgão de comunicação social divulgar hoje imagens, ou tecer comentários, como aqueles que foram produzidos e ainda hoje circulam na Internet sobre Mueda.

A obra está retratada nas fotos que pode visualizar, demonstrando como estava o “Cemitério dos Portugueses” em passado muito recente e como está hoje, sendo nosso objetivo garantir que no futuro permaneça estruturalmente cuidado, transmita dignidade ao visitante e assim honre a memória dos nossos Combatentes ali inumados.


NÃO OS ESQUECEMOS.
NUNCA OS ESQUECEREMOS!