Bem-Vindo à Página Oficial da
Liga dos Combatentes


 

 








 

 

 

 

 








 
 

 

 

  Notícias

Inauguração da Sede do Núcleo, do Monumento aos Combatentes do Concelho e Comemoração do 91.º Aniversário do Núcleo de Rio Maior


27.09.2015 - O dia 27 de setembro, foi um dia diferente para a cidade de Rio Maior. Nesse dia, o Núcleo da Liga dos Combatentes, sedeado nesta cidade, foi presenteado com a inauguração da sua nova sede e com a inauguração do Monumento de Homenagem aos Combatentes Riomaiorenses. Tudo isto ocorreu no dia da comemoração do seu 91.º Aniversário. Na cerimónia de inauguração da nova sede, muito concorrida, estiveram presentes, entre outros, a Presidente da Câmara Municipal Rio Maior, Dr.ª Isaura Morais e do Vice-Presidente, Dr. Carlos Frazão, do representante da Direção Central da Liga dos Combatentes, Arqt.º Eduardo Varandas, do Presidente da Junta de Freguesia de Rio Maior, Eng. Luís Santana Dias, do Dr. António Correia, responsável pela coordenação técnica dos Centros de Apoio Médico Psicológico e Social da LC, do Tenente-coronel Barbosa, representante da Escola de Sargentos do Exército e do Presidente do Núcleo de Rio Maior da LC, Sr. José Carlos; contou também com a participação ativa e empenhada de muitos Combatentes e seus familiares.


O Monumento de Homenagem aos Combatentes naturais do concelho de Rio Maior – localizado no Jardim Municipal, da autoria de Paulo Santos, um filho da terra, cuja generosidade ficou expressa em abdicar de quaisquer honorários pela elaboração do respetivo projeto, tendo a sua construção sido custeada pela Junta de Freguesia de Rio Maior – é uma obra de grande sobriedade formal, evocando sentimentos e recordações daqueles que combateram na Grande Guerra e Guerra do Ultramar. Foi responsável pela bênção o Reverendo Padre Diogo, que na circunstância proferiu palavras de elogio para com os Combatentes, realçando a coragem e abnegação com que enfrentaram os perigos e adversidades da guerra. Seguidamente usaram da palavra o Presidente da Junta de Freguesia de Rio Maior, o autor do projeto, o Presidente do Núcleo, o representante da Direção Central da LC e a Presidente da Câmara Municipal. Na sua intervenção o Presidente da Junta de Freguesia, referiu que ´´para a Freguesia de Rio Maior foi um orgulho muito grande poder contribuir de forma ativa para o bem-estar do desenvolvimento desta nobre instituição´´.

O Presidente do Núcleo agradeceu à Junta de Freguesia e Câmara Municipal, o gesto magnânimo traduzido na responsabilidade de suportarem, na totalidade, os custos inerentes à sua construção, para uma causa merecida e há muito sentida na cidade. O representante da Direção Central da LC centrou a sua intervenção na defesa dos Combatentes, enaltecendo o caráter simbólico daquele Monumento e o que ele representava como reconhecimento pela ação dedicada e corajosa daqueles que lutaram pela independência e preservação da soberania da Nação Portuguesa. Por último ao usar da palavra a Presidente da Autarquia, referiu que a sua presença ali significava o testemunho de respeito e admiração que lhe mereciam os Combatentes Riomaiorenses que se sacrificaram pela defesa da Pátria. Foram colocadas duas coroas de flores, em honra dos que tombaram no cumprimento de um dever patriótico, junto à base do Monumento e guardado um minuto de silêncio. Associaram-se a este ato simbólico muitos Combatentes, suas famílias e população em geral. A escassos metros da localização do Monumento evocativo aos Combatentes, a comitiva dirigiu-se de seguida, para o local onde se encontra erigida a estátua de São Nuno de Santa Maria, tendo aí sido colocada uma coroa de flores, homenageando-se, também, o padroeiro da LC.

Seguiu-se a celebração de uma Missa de Sufrágio pelos Combatentes falecidos, na Igreja Paroquial, celebrada pelo Reverendo Padre Diogo e a realização de um almoço de confraternização num restaurante local, com a participação de várias entidades convidadas, Combatentes e suas famílias, no decorrer do qual foram homenageados diversos associados, com mais de 25 anos de antiguidade, a quem foram atribuídos testemunhos de apreço. De destacar também a distinção com que foi presenteada a Junta de Freguesia de Rio Maior, tendo sido contemplada com o diploma de Sócio Benemérito, pelos atos praticados em benefício da Liga dos Combatentes.

Saliente-se a presença de vários Núcleos da Liga, designadamente, Alcobaça, Batalha, Caldas da Rainha, Peniche, Leiria, Marinha Grande, Santarém e Vila Franca de Xira, que com a sua presença, demonstraram grande espirito de solidariedade e dinamismo em torno de uma instituição viva e atuante como é a Liga dos Combatentes. O convívio terminou com Hino da Liga dos Combatentes e a partilha do bolo de Aniversário.

Além de estar presente uma representação dos “Cadetes do Mar”, as Honras Militares foram prestadas por uma Força da Escola de Sargentos do Exército, que muito dignificou a cerimónia de Homenagem aos Mortos.