Bem-Vindo à Página Oficial da
Liga dos Combatentes


 

 








 

 

 

 

 








 
 

 

 

  Notícias

Ílhavo presta tributo aos heróis da Grande Guerra


Ílhavo assinalou o encerramento da exposição "Os Ílhavos na Grande Guerra" com a certeza do reconhecimento do público pelo trabalho de investigação desenvolvido. Inaugurada a 6 de abril, no âmbito do Feriado Municipal, a exposição faz uma contextualização da Guerra ao nível mundial, nacional mas, sobretudo, municipal em jeito de homenagem aos ilhavenses que combateram e morreram no primeiro grande conflito bélico mundial. Paulo Costa, vereador com o pelouro da cultura, salienta a forma como os visitantes responderam.


“Quanto lançámos o desafio queríamos associar o Município à data referente à I GG e queríamos homenagear os combatentes. Tivemos lá centenas de ilhavenses e queríamos evocar também as famílias que, ficando cá, sofreram”
.

O General Chito Rodrigues, Presidente da Liga dos Combatentes, não escondeu a emoção pela presença em Ílhavo. Diz que exposições há muitas mas esta revelava um trabalho aturado.

A inauguração do tabuleiro gigante do jogo Trench, um Memorial aos Mortos da Grande Guerra, da autoria de Rui Alípio Monteiro, ajudou a registar o momento perpetuando a evocação. “É uma conjugação de esforços tirando lições do passado. Os nossos antepassados merecem esse preito de gratidão”, salientou Rosa Vieira, do Lions.
Fonte: www.terranova.pt