Bem-Vindo à Página Oficial da
Liga dos Combatentes


 

 








 

 

 

 

 








 
 

 

 

  Notícias

97.º Aniversário do Armistício, 92.º Aniversário da Liga dos Combatentes, 41.º Aniversário do fim da Guerra do Ultramar e Evocação do Centenário da Grande Guerra


11.11.2015 - A Liga dos Combatentes assinalou no dia 11 de novembro de 2015 o 97.º aniversário do Armistício, que evoca o termo da Grande Guerra, o 92.º aniversário da sua fundação e o 41.º aniversário do fim da Guerra do Ultramar. Esta cerimónia teve lugar junto ao Monumento de Homenagem aos Combatentes do Ultramar, em Belém. Tratou-se de um evento que contou com a presença do Sr. Ministro da Defesa Nacional, Dr. José Pedro Aguiar - Branco, de altas individualidades civis, militares e religiosas, dos Núcleos da Liga dos Combatentes, Associações de Combatentes e muito público anónimo.


No decorrer deste ato solene, usaram da palavra o Presidente da Liga dos Combatentes, General Chito Rodrigues, o Bispo da Forças Armadas e Segurança, D. Manuel Linda e o Ministro da Defesa Nacional, Dr. José Pedro Aguiar-Branco.

As cerimónias deste ano revestiram-se de grande significado pela circunstância de terem sido depostos os restos mortais de um Combatente por Portugal, caído na Guerra do Ultramar, no Memorial construído para o efeito, no Forte do Bom Sucesso, onde se encontra instalado o Museu do Combatente.

No decorrer das cerimónias foi imposta a condecoração de uma medalha de guerra de 4.ª Classe a um Combatente, por feitos de bravura praticados em campanha, medalhas de comportamento exemplar e de mérito a alguns associados da Liga que se distinguiram pelos serviços prestados à instituição.
 
Prestou as honras militares uma companhia a três pelotões representando os três ramos das Forças Armadas, participando também a Banda da Força Aérea e uma Secção de Clarins igualmente da Força Aérea. Na ocasião foi inaugurada a Capela e o Memorial do Combatente, cuja bênção esteve a cargo do Bispo das Forças Armadas e Segurança D. Manuel Linda.

Terminada a cerimónia foi entoado o hino da Liga dos Combatentes, desfilando, posteriormente, as Forças em parada. De seguida seguiu-se uma visita aos espaços religiosos, acabados de inaugurar, e à inauguração de uma exposição de pintura, intitulada FAMOSOS E ANÓNIMOS, da autoria do Pintor Major Simões Duarte, patente na sala Aljubarrota do Museu do Combatente.