Bem-Vindo à Página Oficial da
Liga dos Combatentes


 

 








 

 

 

 

 








 
 

 

 

  Notícias

Visita à LC de uma Delegação da Associação de Combatentes da Luta de Libertação Nacional (ACLLN) - Moçambique.


23.11. a 27.11.2015 - Dando forte expressão à ligação institucional e afetiva que irmana duas Instituições decisivamente devotadas à causa dos seus Combatentes, a Liga dos Combatentes foi anfitriã em visita protocolar e de trabalho de uma Delegação da Associação dos Combatentes da Luta de Libertação Nacional (ACLLN) – Moçambique, composta pelo seu Secretário-geral – Dr. Fernando Francisco Faustino, pelo Secretário para a Cooperação – Dr. John Kachamila e pela Secretária para a Administração e Finanças – Dr.ª Ágata Tadeu.


No primeiro dia útil da sua permanência em Portugal e após a receção com que foi distinguida pela LC á sua chegada ao aeroporto da Portela ao fim da tarde de 23, a Delegação da ACLLN foi recebida na manhã do dia 24 na Embaixada da República Popular de Moçambique em Portugal, em audiência concedida pela Senhora Embaixadora – Dr.ª Fernanda Lychale, entidade a quem a “Delegação” apresentou cumprimentos e elucidou sobre os objetivos da sua visita de trabalho a Portugal. Esta cerimónia foi também partilhada com o Ministro Conselheiro da Embaixada – Dr. Ananias Sigauque e Primeiro Secretário da Embaixada – Dr. Jaime Teixeira Dias.

Pela tarde deste primeiro dia de visita, a “Delegação” deslocou-se ao Forte do Bom Sucesso onde a aguardava o Presidente da LC e toda a Direção Central, tendo prestado homenagem aos Combatentes da Guerra do Ultramar com a deposição de uma coroa de flores no Monumento aos Combatentes do Ultramar e visitando em detalhe a Capela e o Memorial, o Museu do Combatente e o Forte o Bom Sucesso.

No segundo dia da sua estadia – 25 de novembro, teve lugar na sede da LC a cerimónia formal de receção da “Associação de Combatentes” do País Irmão, onde após os cumprimentos e outros momentos protocolares decorreram os trabalhos que conduziram à elaboração e assinatura de um novo Protocolo de Cooperação entre a LC e a ACLNN.

Esse momento de nuclear importância possibilitou atualizar programaticamente o “Protocolo” que vigorava entre as duas Instituições desde 2008, ampliando o âmbito da cooperação bilateral nele corporalizada e materializada até 2015 no apoio inquestionável prestado pela ACLLN à LC nas ações desenvolvidas em Moçambique no âmbito da “Conservação das Memórias”, plasmando adicionalmente um conjunto de objetivos de cooperação a desenvolver no futuro, consagrando interesses mútuos e que possibilitam antever maior amplitude de colaboração em favor dos “Combatentes” de ambos os Países.

Materializando um desiderato da Delegação, o terceiro e penúltimo dia da sua permanência em Portugal – 26 de novembro, foi destinado a efetuar visitas ao Mosteiro de Santa Maria da Vitória na Batalha e ao Santuário de Fátima.

No último dia da sua estadia – 27 de novembro, foi agendado um encontro de trabalho entre a ACLLN e a ADFA, momento que decorreu na Sede desta “Associação” e proporcionou à delegação moçambicana a troca de informação e o ajuizar das possibilidades de apoio a Combatentes da ACLLN através das competências disponíveis da Associação dos Deficientes das Forças Armadas.

Todos os momentos de trabalho e de confraternização vividos entre a LC e a ACLLN foram pautados por saudável ambiente de convívio, pela permanente afirmação de salutar entendimento entre Combatentes e pela confirmação prática de se terem reforçado os laços de Amizade, pessoal e institucional, entre a Liga dos Combatentes e a Associação dos Combatentes da Luta de Libertação Nacional.

As relações humanas estabelecidas ou aprofundadas, o reviver de momentos de dificuldade vividas no passado comum em ambiente de conflito e hoje já pertença da história, a seriedade dos propósitos definidos no Protocolo assinado, bem como a firme intenção de ambas as partes em continuar a desenhar o futuro sob o signo da colaboração, sustentado pela Amizade pessoal e identidade de propósitos de colaboração, constituem a síntese deste amistoso e frutífero encontro de trabalho entre Combatentes da “Liga” e da ACLLN.