Bem-Vindo à Página Oficial da
Liga dos Combatentes


 
 
 

 

 

 








 
 

 

 

 

  Notícias

General Ramalho Eanes condecorado com o Grande Colar da Ordem da Liberdade


18.12.2015 - O Presidente Cavaco Silva agraciou com o Grande Colar da Ordem da Liberdade o ex-presidente da República António Ramalho Eanes. O general era o único ex-Presidente que não foi agraciado com esta condecoração, pelo que Cavaco Silva resolveu restabelecer a igualdade entre todos. Mário Soares foi o primeiro a recebê-lo das mãos de Sampaio, e este de Cavaco Silva.


“Com invulgar serenidade e sentido de equilíbrio conduziu os destinos de Portugal com firmeza e determinação, colocando o interesse nacional e do povo português acima de várias tentativas de pressão e intimidação”, disse Cavaco Silva, acrescentando que, “enquanto Presidente da República”, Eanes tinha também demonstrado “profundo apreço pela democracia e pela liberdade”.

No seu discurso de resposta, Ramalho Eanes disse entender o propósito de “igualização institucional” que motivou a condecoração, embora considerasse que tal critério esbatia “atos e exemplos pessoais”.

Eanes, que estendeu o mérito da sua condecoração aos que com ele colaboraram, afirmou que as suas “ações de merecimento” se processaram sempre em instituições que são, basicamente, “conjuntos de pessoas que coordenam esforços para alcançar um fim que a todos eles interessa.”

A cerimónia de condecoração teve lugar na passada sexta-feira, dia 18 de dezembro no Palácio de Belém.


Fonte: Expresso