Bem-Vindo à Página Oficial da
Liga dos Combatentes


 

 








 

 

 

 

 








 
 

 

 

  Notícias

136.ª Tertúlia do Fim do Império - Leiria


24.02.2016 - No âmbito da parceria existente entre a Livraria Arquivo, Núcleo de Leiria da Liga dos Combatentes e o Jornal de Leiria, realizou-se no dia 24 de fevereiro a 136.ª Tertúlia do Fim do Império na qual foi apresentada a coleção de livros editados. Trata-se de uma coleção já com 21 livros, de temáticas relacionadas com a Guerra do Ultramar e que foram lançados ao longo dos sete anos em que já decorrem estas tertúlias que tiveram origem no Núcleo de Oeiras. Após a apresentação de boas vindas pela Dr.ª Sara Fabião, em representação da direção da “Arquivo”, dirigida a uma plateia que encheu a sala da Livraria Arquivo, o Major Marto Silva, Presidente do Núcleo de Leiria da Liga dos Combatentes, agradeceu aos organizadores das Tertúlias do Fim do Império por terem escolhido a cidade de Leiria para apresentarem esta coleção como um todo.


O Superintendente Isaías Teles, Presidente do Núcleo de Oeiras da Liga dos Combatentes, usou da palavra para explicar em detalhe como se têm desenvolvido estas Tertúlias e qual o seu objetivo.

O Coronel Barão da Cunha, Coordenador desta coleção, apresentou resumidamente cada um dos livros que a compõem e teceu comentários explicativos sobre o teor de alguns deles.

O Tenente-coronel Ley Garcia recordou as anteriores tertúlias sobre a Guerra do Ultramar que se realizaram nesta sala. O General Fernando Aguda, Vice-presidente da Liga dos Combatentes, referiu que a “Tertúlia” assentava na “Conservação das Memórias” a sua razão de ser, ao abordar nas sessões havidas e cumulativamente nos livros publicados, experiências vividas por todo o Império e relatadas para a posteridade por forma documental e discutida em intervenções efetuadas por combatentes do Império, possibilitando com aquele relato manter vivas as memórias de fatos de guerra ocorridos da Índia a Timor. Congratulou-se com a presença nesta sessão de Presidentes de Núcleos da Liga dos Combatentes – Leiria e Abrantes, que apenas participaram nas Operações de Apoio à Paz e Humanitárias e para quem constitui uma experiência relevante ouvir dissertar sobre experiências da Guerra do Ultramar e poder adquirir publicações que a elas se referem.

Durante a sessão registaram-se intervenções dos Combatentes presentes, as quais possibilitaram colocar algumas questões aos Oradores e também se contaram algumas histórias vividas na guerra, atos que complementaram a “Tertúlia” e enriqueceram o debate que esta originou.