Bem-Vindo à Página Oficial da
Liga dos Combatentes


 

 








 

 

 

 

 








 
 

 

 

  Notícias

Inauguração do Memorial aos Combatentes do Ultramar da Aldeia de Casais de Revelhos (Abrantes)


16.04.2016 - Teve lugar em 16 de abril a inauguração do Memorial aos Combatentes do Ultramar da Aldeia de Casais de Revelhos (Abrantes) e a homenagem aos seus 4 Militares Tombados em Combate. As cerimónias iniciaram-se pelas 10h00 na Igreja Paroquial da Aldeia de Revelhos, sendo a Celebração Eucarística de homenagem aos antigos Combatentes dirigida pelo Capelão Militar do Regimento de Engenharia 1, Tenente RC – Padre José Ferreira e Costa. Pelas 11h00 teve lugar na Praça dos Combatentes, contígua à Igreja Paroquial, a inauguração do Memorial aos 80 Combatentes e o descerramento de uma lápide com o nome dos 4 Combatentes Tombados na Guerra do Ultramar.


As cerimónias tiveram início com a apresentação da força militar a Sua Excelência o Secretário de Estado da Defesa Nacional, entidade que presidiu à cerimónia, sendo cantado o Hino Nacional por todos os presentes após as honras militares que lhe foram prestadas. Seguiu-se o período destinado às alocuções, sendo oradores o Presidente do Núcleo da Liga dos Combatentes de Abrantes, o Presidente da Sociedade Recreativa Pró Casais de Revelhos, o Presidente da União de Freguesias de Alferrarede e Abrantes, o Vice-Presidente da Liga dos Combatentes, a Presidente da Câmara Municipal de Abrantes e o Secretário de Estado da Defesa Nacional.

A cerimónia prosseguiu com a Invocação Religiosa e deposição de uma coroa de flores no monumento alusivo aos Combatentes e a execução dos toques de ordenança e prestação de honras militares a cargo de uma força do Regimento de Apoio Militar de Emergência (Abrantes). Salienta-se a elevada participação de Combatentes e seus familiares nesta cerimónia, estimando-se em cerca de 200 o número daqueles que a ela se associaram e viveram com intensidade os momentos que consubstanciaram a inauguração do memorial. Finda esta cerimónia nuclear, os convidados e a população tiveram oportunidade de visitar uma exposição fotográfica onde figurava elevado número de fotografias dos Combatentes de “Casais de Revelhos”, mostrando diversificadas imagens da sua experiência militar na Guerra do Ultramar.

Seguiu-se pelas 12h30 um almoço de confraternização participado por mais de 200 convidados que cimentou a amizade e proporcionou a confraternização dos que participaram na cerimónia de inauguração do Memorial.

Nas cerimónias estiveram presentes os Presidentes dos Núcleos de Abrantes, Vila Franca de Xira, Santarém, Santa Margarida, Torres Novas e Entroncamento/Vila Nova da Barquinha. Igualmente se associaram à cerimónia outras entidades, destacando-se o Comandante e o Adjunto do Comando do Núcleo Preparatório do Regimento de Apoio Militar de Emergência, o Oficial representante do Comandante da Brigada Mecanizada, o Capitão Comandante do Destacamento Territorial da GNR de Abrantes e o representante da PSP de Abrantes. Vários foram os Vereadores da CMA presentes na cerimónia, proporcionando conjuntamente com os vários convidados já referidos e a população que participou nesta festa, um enquadramento de significativo valor humano e empenhada participação no evento.

A cerimónia decorreu sob organização da “Sociedade Recreativa Pró Casais de Revelhos”, “Amigos da Aldeia de Casais de Revelhos” e a empenhada direção do Núcleo de Abrantes da Liga dos Combatentes, que planificou e concretizou no terreno uma cerimónia que decorreu por forma a vincar, com muito agrado nos convidados e participantes, o elevado significado da homenagem prestada.