Bem-Vindo à Página Oficial da
Liga dos Combatentes


 

 








 

 

 

 

 








 
 

 

 

  Notícias

Comemorações do 98º Aniversário da Batalha de La Lys, Dia do Combatente e do 92.º Aniversário do Núcleo de Penafiel


16.04.2016 - Decorreram as Comemorações do 98º Aniversário da Batalha de La Lys – Dia do Combatente e do 92.º Aniversário do Núcleo. Presidiu a este evento o Secretário-geral da Direcção Central da Liga dos Combatentes, Coronel Lucas Hilário na presença do representante do Município de Penafiel, Dr. Rodrigo Lopes, do TGen Fernando de Sousa Rodrigues, Presidente da Junta de Freguesia de Penafiel Dr. Micael Cardoso, representante do Museu Militar do Porto TCor José Teixeira, Presidentes dos Núcleos do Porto e Lixa, representantes dos Núcleos de Matosinhos e Vila Meã, Majores Veiga Ferreira e Antero Silva, Cmdt dos Bombeiros Voluntários de Penafiel, Oficiais e Sargentos, representantes de Associações, Combatentes, familiares e público em geral.


Após a receção à entidade, procedeu-se à colocação de uma coroa de flores no Monumento com as Honras Militares prestadas por uma Secção do Regimento de Transmissões do Porto e pelos toques de Silêncio, Homenagem aos Mortos e Alvorada executados por um clarim. Devido ao mau tempo, esta Cerimónia teve continuidade no Salão Nobre do Município, com os eloquentes discursos o Presidente do Núcleo de Penafiel, Sargento-mor Araújo, o representante do Município Dr. Rodrigo Lopes e o Secretário-geral da Direcção Central da Liga dos Combatentes, Coronel Lucas Hilário, este último, muito sentido, emocionando os presentes pelo carinho demonstrado aos Combatentes e pela forma clara como expressou.

Seguiu-se a entrega a três dezenas de Combatentes, da Medalha Comemorativa das Campanhas de Angola, Guiné, Moçambique e Timor, os quais manifestaram o seu reconhecimento pelo ato de que, finalmente, eram alvo. Foram também entregues “Testemunhos de Apreço” a Associados que completaram 25 anos de inscrição. Os presentes com emoção cantaram o Hino Nacional. Decorreu posteriormente uma visita à Biblioteca Municipal para ver uma Exposição de fotografias de Eduardo Gageiro sobre o 25 de Abril, com uma retrospetiva feita pela Diretora Dr.ª Adelaide Galhardo.

As cerimónias terminaram com um almoço-convívio no Restaurante Ramirinho II, para degustação dos sabores da região, assim como o bolo de Aniversário, oferecido pela Gerência da Padaria Real. Cantaram-se os parabéns aos 92 anos do Núcleo. Antes do regresso a lisboa o Secretário-geral da Direcção Central da Liga dos Combatentes visitou as instalações do Núcleo.