Bem-Vindo à Página Oficial da
Liga dos Combatentes


 

 








 

 

 

 

 








 
 

 

 

  Notícias

92º Aniversário do Núcleo de Alcobaça da Liga dos Combatentes


30.04.2016 - O Núcleo de Alcobaça da Liga dos Combatentes comemorou o seu 92º aniversário no passado dia 30 de abril. O evento iniciou-se com a concentração, dos Combatentes e respetivos convidados, na sede da Núcleo, realizando-se, posteriormente, junto do Monumento aos Combatentes, localizado defronte do edifício da sua sede, uma singela homenagem com a deposição de uma coroa de flores e cumprido um minuto de silêncio.


Terminada esta cerimónia carregada de significado, a comitiva dirigiu-se para a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, onde foi celebrada uma Missa de Sufrágio pelos Combatentes falecidos e de Ação de Graças pelos sobrevivos. O celebrante, Padre Diogo Morgado, filho de um combatente, proferiu uma interessante homilia, que foi escutada com muita atenção por toda assembleia, enaltecendo o espirito de sacrifício dos Combatentes, que combateram ao serviço da Pátria. No final da Eucaristia o Vice-Presidente do Núcleo, Major Mário Marques, recitou uma prece religiosa, alusiva ao soldado combatente. De referir, com muito agrado, a atuação do Grupo Coral Santa Maria, a quem foi cometida a tarefa do acompanhamento musical religioso. A Direção do Núcleo decidiu, no final desta celebração eucarística, distinguir com Diplomas de Apreço, quer o Pároco Diogo Morgado, quer o Grupo Coral Santa Maria, pelo apoio que generosamente têm concedido aos eventos promovidos pelo Núcleo.

Finalmente teve lugar um almoço de confraternização num restaurante local, tendo aqui usado da palavra o Presidente do Núcleo de Alcobaça da LC, Sr. Joaquim Romão, o Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Dr. Paulo Inácio e o Arqt.º Eduardo Varandas, na qualidade de representante da LC. Na sua intervenção o Presidente do Núcleo congratulou-se pela presença das entidades convidadas, a quem dirigiu uma saudação especial, salientando as múltiplas atividades desenvolvidas em prol dos associados e anunciando outras iniciativas perspetivadas para o futuro. O Dr. Paulo Inácio, também ele filho de um Combatente, manifestou o seu apoio a este tipo de encontros, para depois evocar os Combatentes que ali ao lado, em Aljubarrota, lutaram também, noutro contexto, contra um exército poderoso para garantir a nossa sobrevivência como povo e como Nação. O representante da Liga dos Combatentes destacou na sua alocução a essência da Liga dos Combatentes, enaltecendo o trabalho desenvolvido pela direção do Núcleo e fazendo votos para que os novos dirigentes, que iniciavam agora o seu mandato, continuassem a promover junto dos seus associados um trabalho profícuo para a consolidação do bom nome e prestigio da nossa Instituição. Após o almoço cantaram-se os parabéns ao Núcleo Aniversariante, tendo todos os presentes, seguidamente, entoado o Hino da Liga, posto que, cada um saboreou uma fatia do bolo de aniversário e um cálice de espumante.

A confraternização continuou durante a tarde, com música ao vivo e um espetáculo de fados, cujos intérpretes foram alguns artistas amadores, especialmente convidados para o efeito. De salientar também a presença do Tenente – Coronel Ley Garcia, anterior Presidente do Núcleo de Leiria, do Dr. António Correia, Coordenador do CEAMPS, bem como dos Núcleos de Leiria, Caldas da Rainha, Peniche, Marinha Grande, Batalha e Rio Maior, com os respetivos Guiões.