Bem-Vindo à Página Oficial da
Liga dos Combatentes


 

 








 

 

 

 

 








 
 

 

 

  Notícias

Dia do Combatente Matosinhense e VII Aniversário do Núcleo de Matosinhos da Liga dos Combatentes


30.04.2016 - Teve lugar na Cidade de Matosinhos a cerimónia alusiva ao Dia do Combatente de Matosinhos, decorrendo esta na praça onde está implantado o monumento aos Combatentes da Guerra do Ultramar. A cerimónia que ocorreu pelas 10h30 da manhã, contou com a presença de muitas entidades oficiais, Combatentes e famílias, que se reuniram para homenagear os 70 Combatentes falecidos naquele conflito e testemunhar a sua gratidão aos que estando vivos puderam com as suas famílias participar naquele momento de evocação e homenagem.


De entre as muitas entidades presentes, destaca-se o Vice-presidente – em representação do Presidente da Câmara MM, que estava enfermo; a Presidente da Assembleia Municipal da CMM; o Coronel Diretor do Complexo Social Nossa Senhora da Paz do Porto; o Comandante da Polícia Municipal de Matosinhos; o 2.º Comandante da Zona Marítima do Norte; o Presidente da Junta da União de Freguesias de Matosinhos e Leça da Palmeira; o Presidente da Junta da União das Freguesias de Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo; o Reverendo Padre Manuel Mendes; o Presidente do Núcleo de Penafiel da Liga dos Combatentes; o Presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Leixões e o Presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Matosinhos – Leça.

A cerimónia iniciou-se com a prestação de honras militares ao Vice-presidente da LC e prosseguiu com o uso da palavra pelo Presidente do Núcleo de Matosinhos da LC, Vice Presidente da LC e Vice Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos. Seguiu-se a deposição de coroas de flores no Monumento aos Combatentes pelo Núcleo de Matosinhos e Câmara MM, seguindo-se a execução dos toques pelo terno de clarins da Brigada de Intervenção e as honras militares tradicionais a cargo de uma força militar do Regimento de Transmissões do Porto.

A bênção do Monumento e a prece religiosa estiveram a cargo do Padre Manuel Mendes, encerrando-se a cerimónia com a entoação do Hino da Liga dos Combatentes efetuada pelo grupo coral do Núcleo de Matosinhos.

Pelas 11h30 continuou em Leça do Balio a cerimónia de aniversário do Núcleo, sendo hasteada a Bandeira Nacional e posteriormente descerrada nas suas instalações uma placa alusiva ao VII aniversário, prosseguido o ato festivo no Salão Nobre do Núcleo com a entrega de Medalhas das Campanhas a 9 Combatentes, homenagem a 1 Combatente que esteve prisioneiro na Guiné-Conakry, seguida de passagem de slides e diaporama sobre atividades do Núcleo. Seguiu-se o almoço de confraternização, tendo durante o mesmo usado da palavra o presidente do Núcleo, o Vice Presidente da LC e o Vice Presidente da CMM. Dois momentos musicais, um a cargo do quarteto da Banda Militar do Exército Destacamento do Porto e outro do Coro do Núcleo, preencheram com oportunidade alguns momentos da confraternização vivida.

Tanto a cerimónia de homenagem e evocação ao Combatente como aquela que se seguiu na Sede do Núcleo, foram participadas por mais de uma centena Combatentes, de assistentes comuns, de associados e famílias, numa moldura humana coesa nos seus propósitos de homenagear e confraternizar em jornada festiva do VII Aniversário do Núcleo de Matosinhos da Liga dos Combatentes.