Bem-Vindo à Página Oficial da
Liga dos Combatentes


 

 








 

 

 

 

 








 
 

 

 

  Notícias

Testemunho de uma Residente da Residência Sénior do Complexo Social Nossa Senhora da Paz


Porque entendemos que se deve dar a conhecer a situação vivida na nossa Residência Sénior do Complexo Social Nossa Senhora da Paz, no Porto, junto apresentamos o testemunho de uma residente, retratando a sua vivência, sobre o modo como tem encarado esta nova fase da sua vida. Por isso, aqui fica esse testemunho na primeira pessoa.


Balanço do primeiro mês nesta Residência feito pela primeira residente Dª Maria Laura Monteiro

No decorrer deste mês tenho constatado que nesta residência o carinho e o amor preponderam a todo o momento. As refeições foram servidas com carinho e afeto aceitando sempre os nossos desejos dentro da capacidade e possibilidade da casa. As cozinheiras têm mostrado muito carinho na confeção das refeições e têm muita atenção às particularidades de cada um, procuram aproximar-se dos nossos gostos. A comida é agradável. Por vezes é-nos dado alegria nos excertos de música que os colaboradores nos cantam. Dão sempre a atenção devida aos mais frágeis.

Na assistência na higiene pessoal, na minha opinião, temos sido sempre muito bem atendidos com todo o carinho e tendo sempre em conta as suscetibilidades de cada residente. A delicadeza e carinho com que nos tratam e o respeito que dedicam a cada um mostram não só a boa vontade como competência e profissionalismo.Os cuidados de enfermagem são-nos prestados sempre que necessitamos deles pela Srª Enfermeira – Dr.ª Carla que com um carinho e uma competência incomparáveis nos atende a qualquer momento prolongando por vezes o tempo de serviço que lhe é atribuído e que ela faz numa entrega e abnegação total.

As instalações são leves, simples e proporcionam-nos harmonia e felicidade. Estas são providas de aparelhos de televisão para que possamos passar tempo de entretenimento e atualização, mesmo quando não estão a decorrer atividades, para que estejamos a par de tudo o que se passa pelo mundo e também para que as pessoas mais incapacitadas de partilhar trabalhos mais minuciosos.

As instalações encontram-se devidamente organizadas e limpas, contudo por vezes o serviço atrasa em virtude de se ter ocupado o tempo com outra tarefa mais urgente, não por descuido pessoal, considero por isso que talvez fosse necessário mais um elemento.

A lindíssima Capela que esta casa tem é um lugar de encontro com Deus que nos dá não só o prazer como a Paz que emana do Divino. Admiro muito o cuidado com que tratam o jardim que é um prazer para os nossos olhos e nos faz sentir um pouco mais de felicidade ao admirarmos a beleza da natureza graça que Deus nos proporciona.

Existe uma sala de jogos por vezes ocupada por aqueles com capacidades de raciocínio que lhe permite interessar-se por este passatempo e é de admirar o interesse com que o fazem.

Semanalmente é fixado um plano de atividades, sempre com uma variedade de atividades incrível, fazemos desde pintura em vários materiais até jogos de raciocínio, ateliês de culinária, jardinagem, atividades de contacto intergeracional e é também muito comum reutilizarmos materiais que muitos deitariam fora, mas nós com habilidade transformamos em objetos decorativos e até utilitários. Tudo isto graças à nossa Educadora Social Drª Liliana, menina de uma energia extraordinária, uma grande imaginação, sendo sobretudo extremamente carinhosa com todos aqueles que com ela colaboram. Por último a nossa Diretora técnica – Dr.ª Sónia Leite que foi muito bem escolhida para a função que desempenha não só pela sua capacidade como também pelo carinho com que trata todos os utentes desta casa de uma imparcialidade total e de uma entrega de coração.