Bem-Vindo à Página Oficial da
Liga dos Combatentes


 

 








 

 

 

 

 








 
 

 

 

  Notícias

Particularidades sobre o funcionamento da Residência de São Nuno de Santa Maria e Documentação Fotográfica de algumas atividades desenvolvidas pelos residentes


A Residência São Nuno de Santa Maria abriu as suas portas a 17 de dezembro de 2015 e tem desde o seu começo a preocupação de criar momentos de interação social entre os Residentes e o exterior. A qualidade de vida dos idosos institucionalizados depende de um conjunto de fatores organizacionais e relacionais, estes fatores serão potenciadores de um maior bem-estar e satisfação com a vida nos idosos se houver a preocupação de se construírem pilares de confiança, transparência e afetividade em todas as vertentes de atuação de uma Estrutura Residencial para idosos.


Nesta base a Residência São Nuno de Santa Maria, através da sua equipa multidisciplinar intervém fomentando as boas práticas de trabalho ao nível dos cuidados com os seus Residentes, com particular relevância no desenvolvimento de várias atividades recreativas e culturais. Neste sentido têm-se criado atividades de entretenimento e para tal estabeleceram-se relações de cooperação com a Academia Sénior de Estremoz e Escolas do Concelho de Estremoz, de combate ao sedentarismo através da colaboração com o setor de desporto da Câmara Municipal de Estremoz, de partilha de experiências e de aprendizagem de novos conhecimentos. O Plano de Atividades elaborado mensalmente comporta uma variedade de atividades, tais como, teatro, cinema, sessões de psicomotricidade, pequenos debates informativos, comemoração de datas importantes (dia da mulher, dia do pai, dia dos Reis, entre outros), exposições, entre outras atividade que estimulam a participação dos Residentes e aumentam a sua qualidade de vida.

Os registos fotográficos que se enviam são bem ilustrativos da dinâmica até hoje praticada na nossa Residência. São desenvolvidas atividades de estimulação cognitiva e com carácter informativo, que decorrem semanalmente (pequenos colóquios, exercícios de atenção e memória, expressão plástica e psicomotricidade, etc.) entre outras de carácter lúdico (exposições de fotografia – fotógrafo de Estremoz, teatro, cinema, etc.).