Bem-Vindo à Página Oficial da
Liga dos Combatentes


 

 








 

 

 

 

 








 
 

 

 

  Notícias

Cerimónia de Inauguração do Monumento em Homenagem aos Combatentes do Concelho de Salvaterra de Magos


25.04.2016 - Na Vila de Salvaterra de Magos pertencente ao distrito de Santarém, realizou-se uma Cerimónia de Inauguração de um Monumento em Homenagem aos Combatentes deste Concelho. O anfitrião da mesma foi o Presidente da Câmara Municipal, Hélder Manuel Esménio. Este autarca teve como apoio direto o Núcleo de Santarém da Liga dos Combatentes, nomeadamente em toda a estrutura do Guião Protocolar e sequência do cerimonial militar, para além de todos os contactos diretos com as Unidades Militares efetuados para os efeitos tidos por conveniente. O Monumento passou a localizar-se curiosamente, no Largo denominado, dos Combatentes.


A Cerimónia de Inauguração do Monumento em Homenagem aos Combatentes do Concelho de Salvaterra de Magos, contou com a presença de várias entidades convidadas, entre as quais, o Secretário-geral da Liga dos Combatentes, Coronel Faustino Alves Lucas Hilário e o Presidente do Núcleo de Santarém da Liga dos Combatentes, Sargento-Chefe de Cavalaria, Carlos José Rodrigues Sá Pombo.

Fizeram também presença cerca de três centenas de pessoas, onde se encontravam também bastantes ex-Combatentes que se dignaram deslocar-se ao local a fim de puderem assistir à tão Nobre Cerimónia da Inauguração do Monumento de Homenagem aos Combatentes do seu Concelho.

Após a chegada do seu anfitrião, deu-se início à sequência do Guião Protocolar, devidamente preparado com extremo rigor para que a sua conduta decorresse em todos os seus instantes, irrepreensivelmente. A cerimónia contou com o apoio de uma Força Militar constituída por 11 Militares, pertencentes à Unidade de Apoio Geral de Material do Exército, que se localiza em Alcochete, acompanhada também pela Fanfarra do Exército, atualmente instalada no Centro de Tropas Comandos, na Serra da Carregueira – Belas.

Seguiu-se depois destas honras militares, a bênção do Padrão de Homenagem aos Combatentes. Momento este de cariz religioso, ficando à responsabilidade do Pároco da Paróquia de Salvaterra de Magos.

No decorrer da cerimónia fizeram uso da palavra, pela seguinte ordem protocolar: Presidente da Câmara Municipal, Secretário-geral da Liga dos Combatentes, Escultor do Monumento. Tendo sido encerrados com a alocução do Presidente Assembleia Municipal, desta Vila Ribatejana.

A Cerimónia continuou, com a deposição de coroas de flores junto ao Monumento. Imediatamente ser entoado o Toque de Silêncio, surgiu o de Homenagem aos Mortos caídos nos Campos de Batalha. Em profundo recolhimento, foram recordados com orgulho e saudade, “aqueles que por Obras Valorosas, se Libertaram da Lei da Morte”.

Foi efetuada uma prece pelo Pároco, seguida de um pequeno período de profundo silêncio, em que o seu levantamento foi marcado pelo Toque de Alvorada, significando um Hino de Esperança e Fé na Convicção de que o Esforço e Sacrifício dos nossos Combatentes, não fora em Vão.

Toda a Cerimónia de Inauguração de Homenagem aos Combatentes do Concelho de Salvaterra de Magos, decorreu num ambiente dotado de muita dignidade e de enorme envolvência de sentimento, coesão e respeito, embutido nos mais Altos Valores Pátrios a que os Nossos Combatentes e História de Portugal detém e merecem. Valores, que todos nós temos por dever moral e cívico, preservá-los, por forma a nunca serem desvalorizados pelas atuais gerações e muito menos esquecidos nas vindouras.