Bem-Vindo à Página Oficial da
Liga dos Combatentes


 

 








 

 

 

 

 








 
 

 

 

  Notícias

Conservação das Memórias – Inauguração de Talhões


21.05.2016 - Por iniciativa do Núcleo de Reguengos da Liga dos Combatentes, teve lugar na Vila de Mourão e na Vila de Portel a inauguração de dois Talhões requalificados, de Combatentes da Grande Guerra e da Guerra do Ultramar. Na Vila de Mourão, a cerimónia de inauguração do Talhão requalificado dos Combatentes de Mourão – com 29 campas, decorreu pelas 11h30 no Cemitério Municipal de Mourão, estando presentes: o Vice-Presidente da Liga dos Combatentes, a Presidente da CMM, o Presidente da Assembleia Municipal de Mourão, o Vice-Presidente da CMM, o Comandante do Comando Territorial da GNR de Évora, vários Autarcas, Presidentes e Representantes de Juntas de Freguesia, Presidente e Direção do Núcleo de Reguengos e a Banda Municipal Mouranense, alguns Combatentes e seus familiares. Na circunstância, usaram da palavra o Presidente do Núcleo de Reguengos, a Presidente da Câmara de Mourão e o Vice-presidente da LC.


Pelas 15h30, no Cemitério Municipal da Vila de Portel, teve lugar a inauguração do Talhão requalificado dos Combatentes de Portel – com 19 campas, estando presentes: o Vice-Presidente da LC, o Presidente da CMP, o Presidente da Assembleia Municipal de Portel, o Comandante do Posto Territorial de Évora da GNR, Presidentes e representantes das Juntas de Freguesia, Presidente e Direção do Núcleo de Reguengos, Banda Sociedade Filarmónica Harmonia Reguenguense, Padre José Lelo, muitos Combatentes e famílias. Na circunstância, usaram da palavra o Presidente do Núcleo de Reguengos, o Presidente da Câmara de Portel e o Vice-Presidente da LC.

Os Talhões inaugurados representaram um investimento financeiro muito significativo das Autarquias e a requalificação efetuada em qualquer deles resultou numa benfeitoria de elevado valor patrimonial em benefício de dois Talhões que se revestem agora da dignidade estrutural que infunde respeito a quem os observa. A dimensão das intervenções efetuadas foi profunda, considerando que em Portel as obras desenvolvidas para recuperação do Talhão permitiram transformar um Talhão quase abandonado num espaço pleno de dignidade.

Muitos familiares dos Combatentes inumados naqueles Talhões estiveram presentes nas cerimónias – com destaque para as ocorridas em Portel, verificando-se a participação de muitos familiares descendentes ou colaterais dos Combatentes da Grande Guerra falecidos em Portel após regresso à sua terra natal no final daquele conflito.