Bem-Vindo à Página Oficial da
Liga dos Combatentes


 

 








 

 

 

 

 








 
 

 

 

  Notícias

I Encontro Nacional de Combatentes, em Fátima


28.05.2016 - O dia nasceu carregado de negras nuvens. Previam-se fortes chuvas e trovoadas em todo o país. Foi assim, com tais previsões, que manha muito cedo, muitos combatentes e famílias de todo o país, de Monção a Faro, se deslocaram confiantes, em direção ao centro de Portugal, para o I Encontro Nacional de Combatentes, em Fátima. Milhares de membros da Liga dos Combatentes convergiram no Santuário pelas onze horas da manhã, onde um Sol radioso começou a negar as matutinas previsões e a irradiar o seu calor sobre o entusiasmo daqueles que decidiram participar nesta iniciativa. A pouco e pouco, junto a Capela das Aparições, vão- se aglomerand combatentes peregrinos e vão-se desfraldando estandartes dos Núcleos da Liga dos Combatentes espalhados pelo país.


Cerca das onze e trinta horas um aguaceiro ameaçou e levou a dispersão de alguns que rapidamente voltam, até que pelas onze e quarenta e cinco se organiza um cortejo com duas filas de cerca de meia centena de estandartes seguido de cerca de dois milhares de combatentes e famílias que se encaminharam para a Basílica da Santíssima Trindade. Cerca das 12h30, com a Basílica repleta de gente iniciou-se a missa celebrada por sua Excelência Reverendíssima o Bispo das Forças Armadas e de Segurança D. Manuel Linda e a participação do coro do Núcleo da Batalha.

Presentes o Presidente da Liga dos Combatentes, General Chito Rodrigues, Vice- Presidente Major General Aguda, O Secretário-geral Cor Hilário, o Secretário Tenente-coronel Álvaro Diogo e o Vogal Arquiteto Varandas, bem como muitos Presidentes de Núcleos, funcionários e técnicos da Liga. Jornada cheia de significado com resposta muito positiva da maioria dos núcleos e seus membros e se constituiu numa iniciativa que, dado o seu êxito, aconselha a que se considere a sua organização anual, a nível nacional, com as adaptações consideradas úteis.