Bem-Vindo à Página Oficial da
Liga dos Combatentes


 

 








 

 

 

 

 








 
 

 

 

  Notícias

Inauguração do Monumento aos Combatentes do Ultramar da Murteira (Cadaval)


10.06.2016 - Na Povoação da Murteira do Concelho do Cadaval, teve lugar em 10 de junho a inauguração do Monumento aos Combatentes do Ultramar. Os 60 Murteirenses que serviram no Ultramar, em Cabo Verde, Índia, Angola, Moçambique e na Guiné, viram concretizado um sonho muito antigo de verem erguido na sua terra um marco que atesta a sua participação no conflito ultramarino e pereniza o fato de todos terem regressados vivos à sua terra natal. A iniciativa da construção do monumento teve origem numa comissão organizadora, coordenada pelo Combatente Virgolino Baptista e apoiada pela Câmara Municipal do Cadaval, União das Juntas de Freguesia de Lamas – Cercal e Caixa de Crédito Agrícola do Cadaval.


A cerimónia decorreu na praça da Igreja Matriz da Povoação da Murteira, tendo início pelas 10h30 com as alocuções protocolares proferidas pelo Presidente da Comissão Organizadora da Cerimónia – Senhor Virgolino Baptista; pelo Diretor da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo do Cadaval – Senhor Professor Doutor Manuel Chaveiro Soares; pelo Presidente da União de Freguesias Lamas Cercal – Senhor Viriato Geada de Carvalho; pelo Vice-presidente da LC – Major General Fernando Aguda e pelo Presidente da Câmara do Cadaval – Senhor José Bernardo Nunes.

Seguiu-se a imposição de medalhas alusivas à efeméride aos Combatentes ainda vivos e aos familiares representantes daqueles que já faleceram ou que não puderam estar presentes, sendo distribuídas 58 medalhas criadas pela Comissão Organizadora para assinalar o momento vivido.

Seguiu-se a inauguração do Monumento aos Combatentes, com deposição de coroa de flores, descerramento de placa alusiva, bênção e invocação religiosa pelo Padre João Bento, tendo de seguida lugar a celebração de Cerimónia Eucarística dedicada aos Combatentes, Familiares e Convidados.

Estiveram presentes na cerimónia, para além dos oradores já identificados, Vereadores da CM Cadaval, uma delegação do Núcleo da LC das Caldas da Rainha e respetivo guião, representantes do Comando da GNR do Cadaval e Comandante dos Bombeiros Voluntários do Cadaval.

Toda a cerimónia foi participada por mais de 150 pessoas, a grande maioria familiares dos Combatentes presentes, que seguiram empenhadamente o desenvolvimento da comemoração vivida.

A refeição que foi servida posteriormente em espaço adaptado, juntou os participantes em salutar confraternização, reunindo mais de 200 convivas que privaram com elevação e em ambiente muito salutar e festivo.