Bem-Vindo à Página Oficial da
Liga dos Combatentes


 

 








 

 

 

 

 








 
 

 

 

  Notícias

Núcleo de Lixa - 7º Aniversário


18.06.2016 - O Núcleo de Lixa da Liga dos Combatentes comemorou o seu 7.º Aniversário de existência. Após o içar da bandeira na sede do Núcleo, num cortejo formado por antigos Combatentes, alguns escuteiros, a Banda Filarmónica e o pároco de Lixa dirigiram-se para a igreja local, onde com a presença do Vice-presidente da CM de Felgueiras, Presidente da Assembleia Municipal, Presidente da Junta de Freguesia, o Presidente da Liga dos Combatentes, General Chito Rodrigues, 1º Vogal Administrativo da Direção Central, Tenente-coronel Pires Martins, bem como o Presidente do Núcleo de Lixa, José Magalhães Lopes, Presidente do Núcleo de Penafiel, representante do Núcleo do Porto e muito público foi dita a missa em homenagem aos Combatentes falecidos.


A missa terminou com o coro entoando o Hino da Liga dos Combatentes. O cortejo formou-se novamente e dirigiu-se ao som da música tocada pela fanfarra para junto do Monumento ao Combatente, onde se erguia uma tribuna. A Guarda de Honra prestou honras militares ao Presidente da Liga dos Combatentes tendo-se de seguida iniciado a cerimónia com a colocação de uma coroa de flores junto ao monumento pelo Vice-presidente da CM de Felgueiras, Presidente da Liga dos Combatentes e Presidente do Núcleo de Lixa sendo ouvidos os toques aos Mortos em Combate e Alvorada.

Usaram da palavra o Presidente do Núcleo da Lixa, O Presidente da LC e finalmente o Vice-presidente da CM de Felgueiras. Foram ainda condecorados antigos Combatentes das Campanhas do Ultramar.

Durante a cerimónia foram tocados o Hino da Liga dos Combatentes e o Hino Nacional. Seguiu-se um almoço, após o qual, no Centro Cultural, foi lançado o livro “A Página do Combatente”, da autoria de José Manuel da Lixa e prefácio do General Chito Rodrigues. Com depoimentos de Combatentes do Concelho.