Bem-Vindo à Página Oficial da
Liga dos Combatentes


 

 








 

 

 

 

 








 
 

 

 

  Notícias

Núcleo de Lisboa comemorou o seu 92º Aniversário


16.06.2016 - No passado dia 16 de Junho, o Núcleo de Lisboa comemorou seu 92º aniversário no Forte do Bom Sucesso. De acordo com o programado, iniciou-se a celebração com a recepção aos sócios seguida de uma cerimónia de homenagem aos mortos e deposição de flores junto ao Monumento dos Combatentes. Na capela do Forte, inaugurada no dia 11 de Novembro de 2015 e cujo projecto foi explicado pelo Arquitecto Varandas dos Santos, foi celebrada pelo Capelão Militar, Padre Carlos Catarino, uma missa de Sufrágio em memória dos Combatentes falecidos, recordados durante a homilia.


Merece particular destaque a visita que se seguiu ao Memorial do Combatente onde repousam os restos mortais de um soldado português caído na guerra do Ultramar.  No auditório do Forte, o Vice Presidente da Liga fez uma apresentação do Programa Estruturante/Conservação das Memórias, designadamente a recuperação e conservação dos talhões existentes nos antigos Teatros de Operações do Ultramar. Foi visível a comoção dos presentes, perante tão nobre missão levada a cabo pelo direcção da Liga e que a maioria desconhecia.

Seguiu-se um almoço de convívio no salão do Forte durante o qual o Presidente do Núcleo proferiu algumas palavras, recordando aqueles que em 1924 deram início a tão nobre projecto lançado por Jayme  Faria Affonso e seus companheiros.

Foram entregues na ocasião Testemunhos de Apreço aos sócio que completaram 50 anos de associados.

O convívio decorreu de forma descontraída e os sócios presentes tiveram oportunidade de trocar opiniões sobre as suas experiências no Ultramar e simultaneamente interagir com os elementos da Direcção e apresentar contributos sobre as actividades levadas a efeito pelo Núcleo.