Bem-Vindo à Página Oficial da
Liga dos Combatentes


 

 








 

 

 

 

 








 
 

 

 

  Notícias

Núcleo dos Combatentes da Covilhã comemora o 90º Aniversário


18.06.2016 - As atividades comemorativas iniciaram-se pela manhã, na sede do Núcleo, onde foram recebidas as entidades convidadas, sócios familiares e amigos. Descerrou-se uma placa alusiva ao aniversário na sala nobre da sede, na presença do representante da Direção Central da Liga dos Combatentes, Coronel Carlos Chambel, do Engenheiro Hélio Fazendeiro em representação da Camara Municipal de Covilhã, Presidente da União de Freguesia Covilhã-Canhoso, Presidente da Junta de Freguesia Tortosendo, os representantes do Núcleos de Combatentes de Belmonte, Castelo Branco, Sabugal, Gouveia com os seus guiões, bem como os elementos dos Corpos Sociais do Núcleo e o Reverendo Diácono da Paróquia Senhor José Malaca, que proferiu umas palavras de bênção aos combatentes.


Mais tarde teve lugar a Celebração Eucarística com missa de sufrágio pelos combatentes na Igreja da Santíssima Trindade, presidida pelo Reverendo Padre Rafael Mourão. Missa cheia de significado para os Combatentes, onde foram recordados os associados falecidos no último ano. Foram lidos os nomes de todos os falecidos e a cada chamamento a assembleia de fiéis respondeu - PRESENTE.

Após a Missa, as cerimónias prosseguiram no Jardim Público da Covilhã onde se encontra o monumento aos Combatentes da Grande Guerra e o Memorial dos Combatentes falecidos na Guerra do Ultramar. Neste local decorreu a cerimónia de carater militar, com os toques musicais efetuados por dois jovens pertencentes à Banda da Covilhã e foi colocada uma coroa de flores em memória dos Combatentes.

Procedeu-se à imposição de medalhas das campanhas do Ultramar a dezoito combatentes que prestaram serviço em, Angola, Guiné, Moçambique e Timor. As condecorações foram postas pelos Coronel Carlos Chambel da DC da Liga dos Combatentes, Coronel Manuel Veloso Presidente do Núcleo de Castelo Branco e pelo Capitão Manuel Lourenço Presidente do Núcleo de Sabugal.

Tomaram uso da palavra alusiva à Cerimónia o Senhor João Azevedo Presidente do Núcleo da Covilhã, destacando as Amizades como mais importantes que os sacrifícios passados e o Senhor Coronel Carlos Chambel da DC da Liga, com algumas alusões a Camões, comparando os Combatentes dos anos 60 e 70 a uma versão atualizada da epopeia de Luís de Camões.

Encerrou-se a Cerimónia de Homenagem com o Hino da Liga na versão cantada.

Os convidados e restante comitiva deslocaram-se para o Hotel Serra da Estrela – Penhas da Saúde onde foi servido um almoço-convívio muito agradável. Estiveram presentes entre Convidados, combatentes, familiares e amigos 165 pessoas. Usou da palavra o Presidente da Assembleia-Geral deste Núcleo, Dr. Afonso Conceição de Mesquita, onde realçou que “uma vez militar, para sempre militar”. Fez uma resenha descritiva da vida do Núcleo e suas atividades, deixando algumas solicitação para apoios necessários. Usou de seguida da palavra o Eng.º Hélio Fazendeiro, representante da Camara Municipal de Covilhã, filho de antigo combatente, reconheceu que “todos temos uma divida de gratidão para com os combatentes, não esquecendo que muitos deles pagaram com a própria vida.” Voltou a usar da palavra, o Coronel Carlos Chambel, que enalteceu e realçou o papel da Mulher na vida dos combatentes, o que mereceu forte aplauso. Procedeu-se à entrega medalhões comemorativos do 90º aniversário aos convidados, bem como à entrega de Testemunhos de Apreço a colaboradores e associados do Núcleo. Houve animação com música durante o decorrer do almoço por parte dos amigos do Núcleo António Duarte e Vera Silva. Cantaram-se os parabéns ao Núcleo e cortou-se o bolo.

A felicidade e alegria, estampada nos rostos dos Combatentes presentes e dos seus familiares, são a prova do êxito do Núcleo dos Combatentes da Covilhã.