Bem-Vindo à Página Oficial da
Liga dos Combatentes


 

 








 

 

 

 

 








 
 

 

 

 

  Notícias

Inauguração de Monumento aos Combatentes do Ultramar, em Sernancelhe


26.06.2016 - Foi inaugurado em Sernancelhe um Monumento de Homenagem aos Combatentes do concelho caídos na Guerra do Ultramar e atribuído à Praça que o integra, a designação de Praça dos Combatentes. A evocação iniciou-se nos Paços do Concelho onde os Presidentes da Assembleia Municipal e Câmara Municipal de Sernancelhe, Dr. Carlos Silva Santiago, receberam o General CEMGFA, Artur Pina Monteiro e General Chito Rodrigues, Presidente da Liga dos Combatentes com a presença dos Presidentes dos Núcleos da Liga dos Combatentes de Lamego e Viseu, Comandantes do Regimento de Viseu e do Centro de Operações Especiais de Lamego, entidades civis, militares, religiosas, muito público e Combatentes.


Usou da palavra o Presidente da Assembleia Municipal, que deu as boas vindas seguindo-se uma intervenção do CEMGFA e General Chito Rodrigues que agradeceram e assinaram o Livro de Honra da vila.

Após a leitura de uma poesia e de uma intervenção alusiva ao ato por dois Combatentes e troca de lembranças todos os presentes dirigiram-se para a praça fronteiriça à Câmara Municipal onde se iria inaugurar o Monumento. Uma formatura de Bombeiros e Banda abrilhantaram o espaço e um Pelotão da Unidade de Lamego prestou Guarda de Honra ao General CEMGFA.

Após o descerrar da placa evocativa da inauguração usaram da palavra o Presidente da CM de Sernancelhe, o Presidente da Liga dos Combatentes e o General CEMGFA.

Seguiu-se a colocação de uma coroa de flores junto ao Monumento e foram ouvidos os toques tradicionais. O Monumento simbolizando o Homem militar, de Sernancelhe, a Terra e o Rio Távora situa-se em lugar digno embelezando uma praça frontal à Câmara Municipal. Imenso público dirigiu-se depois para o Centro Histórico da vila, onde foi servido um lanche.