Bem-Vindo à Página Oficial da
Liga dos Combatentes


 

 








 

 

 

 

 








 
 

 

 

  Notícias

Presidente da Liga dos Combatentes em audiência na Direção da Segurança Social em Évora e visita à Residência S. Nuno de Santa Maria em Estremoz


26.07.2016 - Em 26 de Julho o Presidente da Liga dos Combatentes tgen Chito Rodrigues, Vice-Presidente MGen Aguda e o vogal da DC Arq. Varandas tiveram uma reunião com a senhora Diretora da Segurança Social de Évora tendo em vista clarificar os apoios da Segurança Social aos utentes da Residência S. Nuno de Santa Maria em Estremoz. Tomada a decisão de construir a residência com perspetiva de apoio à totalidade dos utentes previstos (73) verificou-se o apoio apenas a 25 utentes com a perspetiva de revisão do assunto em Junho de 2016. A Direção de Évora propôs a atribuição de 75% das vagas o que corresponderia a 49/50 utentes. Foi-nos porém transmitido na reunião que por decisão superior, se manteriam os atuais apoios ou seja os 25 utentes até ao fim do ano.


Estão já usufruindo da estadia na residência 46 utentes. Estão inscritos mais 50 os quais face a diminuta pensão que tem não conseguem atingir o mínimo estabelecido, sem o apoio da Segurança Social. A Liga dos Combatentes vê-se assim na contingência de ter de receber utentes com mais posses deixando de apoiar quem mais precisa e para além de já ter utentes interessados para completar as vagas existentes tem que se manter aquém desse objetivo com elevado prejuízo para a gestão normal da residência. Apelamos por isso aos responsáveis da segurança social para que seja com urgência revista esta situação.

De Évora a Direção da Liga dirigiu-se a Estremoz onde teve ocasião de observar o extraordinário ambiente existente quer entre os e as utentes e entre estes e a direção e técnicos da Residência. Continuamos a fazer diligências para a inauguração oficial deste empreendimento que nos orgulha e deve merecer o carinho e a atenção de quem tem obrigação de nos ajudar a apoiar os combatentes e famílias e demonstrarem o reconhecimento que dizem merecerem.