Bem-Vindo à Página Oficial da
Liga dos Combatentes


 

 








 

 

 

 

 








 
 

 

 

  Notícias

Inauguração do Monumento aos Combatentes em Monforte pelo Ministro da Defesa Nacional


10.09.2016 - Em 10 de setembro de 2016, sob a presidência do Ministro da Defesa Nacional, o presidente da Câmara de Monforte Senhor Nuno Lagem, levou a efeito uma homenagem aos combatentes do Concelho, com a inauguração de um monumento e um Largo do Combatente. Presentes o Chefe do Estado-maior do Exército, general Rovisco Duarte, o presidente da Liga dos Combatentes General Chito Rodrigues, entidades autárquicas, militares e religiosas, muita população e antigos combatentes.

A cerimónia iniciou-se com as honras militares prestadas por uma companhia a quatro pelotões do RC3, do Regimento de Para-quedistas e da GNR, ao senhor Ministro da Defesa Nacional. Na praça presente também um pelotão de Bombeiros de Monforte. Viam-se igualmente os Guiões dos núcleos da Liga dos Combatentes mais próximos, nomeadamente, Estremoz, Portalegre, Campo Maior e Elvas.

Seguiu-se o descerramento da placa evocativa da homenagem aos combatentes colocada no monumento que apresenta um painel de azulejo da autoria de Patico, tendo como imagem principal a figura de um soldado devidamente equipado.

Usaram da palavra seguidamente o senhor Presidente da Câmara de Monforte, o Presidente da Liga dos Combatentes e o senhor Ministro da Defesa Nacional.

O senhor Presidente da Câmara referiu-se a um dia histórico para Monforte e teceu grandes elogios aos combatentes. O Presidente da Liga dos Combatentes agradeceu e salientou que a guerra do ultramar conjugada com o 25 de abril pode ser considerada uma das Batalhas decisivas de Portugal, pois mudou para sempre a sua história.

O senhor Ministro dissertou sobre o conceito de memória colectiva e de reconhecimento perante aqueles que então nas Forças Armadas serviram Portugal em situações extremamente difíceis, assinalando o papel da Liga dos Combatentes no apoio aos combatentes e o empenho do governo nesse apoio em especial aos que são portadores de alguma deficiência.

Após as intervenções a que se seguiu a homenagem aos combatentes do concelho de Monforte caídos por Portugal, tendo sido colocadas três coroas de flores, pelo senhor MDN, general CEME e Presidente da Câmara, que na companhia do Presidente da Liga ouviram os toques protocolares e prestaram um minuto de silêncio.

As forças em parada desfilaram depois em continência a sua Exa o Ministro.

Na sequência do programa foi seguidamente inaugurado o Largo dos combatentes e uma escultura em granito de João Alves Garcia, alusiva ao Combatente.
Uma exposição escultórica do mesmo escultor foi depois inaugurada e visitada pelos presentes, com a presença do senhor Presidente da Junta de Freguesia de Monforte.

As entidades e convidados seguiram depois para a inauguração do pavilhão multiusos de Monforte onde igualmente foi servido um almoço convívio.
Foi um dia de elevado significado para as gentes de Monforte e seus antigos combatentes da guerra do ultramar.