Bem-Vindo à Página Oficial da
Liga dos Combatentes


 

 








 

 

 

 

 








 
 

 

 

  Notícias

5º Aniversário do Núcleo de Vila Meã e Inauguração do Monumento aos Combatentes do Concelho de Amarante


17.09.2016 - No passado dia 17 de setembro foi inaugurado em Amarante, no âmbito do quinto aniversário do Núcleo de Vila Meã da Liga dos Combatentes, um Monumento de Homenagem aos Combatentes, naturais do concelho amarantino, que lutaram por Portugal, na Grande Guerra e Guerra do Ultramar, numa cerimónia promovida pela Câmara Municipal Amarantina e pelo Núcleo Vilameanense da Liga dos Combatentes.


As cerimónias contaram com a presença de várias individualidades civis, militares e religiosas, de que destacamos o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Amarante, Dr. José Luís Gaspar Jorge, o Sr. Vice-presidente Eng. Jorge Magalhães Mendes, a Sr.ª Vereadora Dr.ª Lucinda Fonseca Moreira, os Srs. Vereadores Prof. Raimundo Magalhães Moreira e Dr. André Siva Costa Mendes, o Sr. Presidente da Direção Central da Liga dos Combatentes, General Chito Rodrigues, acompanhado pelos Vogais TCor Pires Martins e Arqt.º Eduardo Varandas, o Sr. Comandante do RI13, Coronel Fernando Pereira de Albuquerque, o Sr. Subdiretor do Museu Militar do Porto, TCor Leal Teixeira, Presidentes das juntas de freguesia do concelho, Núcleos de Espinho, Porto, Maia, Penafiel, Lixa, Marco de Canavezes, Maceira de Cambra, Lamego e Mirandela da LC, representantes das autoridades locais, das Associações de Bombeiros Voluntários, de várias associações de Combatentes e de muito povo anónimo.

O evento iniciou-se com a receção às entidades oficiais e convidados na Alameda Teixeira de Pascoais, seguindo-se pelas 10horas, uma Missa de Sufrágio, na Igreja de S. Gonçalo, pelos Combatentes falecidos ao serviço da Pátria, posto que a comitiva seguiu em cortejo para o local de inauguração do Monumento, encabeçada pela Banda de Música de S. Martinho de Mancelos. Nesse local procedeu-se à inauguração do Monumento, pelo Capelão Capitão Fernando Monteiro, com a deposição de duas coroas de flores e a observação de um minuto de silêncio em memória dos Combatentes mortos em campanha. Usaram da palavra o Sr. Presidente do Núcleo de Vila Meã, Eng.º Ismael Mendes e o Sr. Presidente da autarquia amarantina. No início e encerramento desta cerimónia a Banda de Música interpretou o Hino da Liga dos Combatentes (acompanhada por um coro a duas vozes) e o Hino Nacional, entoado por todos os presentes. Encerrado este momento de grande simbolismo, houve lugar a um pequeno beberete nos Paços de Concelho, seguindo-se posteriormente uma sessão solene no Salão Nobre da Câmara Municipal, para a entrega de medalhas das Campanhas aos Combatentes e Diplomas de Homenagem, acompanhados de uma medalha comemorativa da efeméride, aos familiares dos Combatentes falecidos ao Serviço de Portugal. No decorrer desta cerimónia usaram da palavra o Sr. Presidente do Núcleo de Vila Meã, o Sr. Presidente da Liga dos Combatentes e o Sr. Presidente do Município de Amarante. Encerrada a sessão solene seguiu-se um almoço convívio num restaurante local, com presença de mais de 400 pessoas entre Combatentes seus familiares e entidades convidadas.

As honras militares foram prestadas por uma Força Militar do RI13, com a colaboração de um Terno de Clarins da Banda do Exército.