Bem-Vindo à Página Oficial da
Liga dos Combatentes


 

 








 

 

 

 

 








 
 

 

 

  Notícias

Protocolo entre a Liga dos Combatentes e o município da cidade de Doboj


06.10.2016 - No dia 7 de outubro em Tancos, no Regimento de Para-quedistas, com a presença do Major general Perestrelo Comandante da Brigada de Reação Rápida e grande impulsionador do acontecimento, teve lugar a assinatura de um protocolo entra a Liga dos Combatentes e o município da cidade de Doboj, na Bósnia, para a garantia da manutenção e da dignidade do monumento em Doboj, em memória dos cinco soldados para-quedistas caídos naquele país aquando da presença das Forças Armadas portuguesas.


Igualmente presente o general Jerónimo, presidente do Clube dos para-quedistas e que igualmente se interessou pela resolução de um problema que há anos preocupava os para-quedistas ou seja garantir a manutenção e dignidade de um monumento que lhes toca profundamente. Assinaram o protocolo o presidente da Liga dos Combatentes Gen Joaquim Chito Rodrigues e o Presidente do Município senhor Petrovic, no qual se expressam as responsabilidades de cada um a fim de se garantir a manutenção do monumento em causa.

Simultaneamente foi inaugurado na sala de memórias do Regimento de Para-quedistas, uma réplica do monumento de Doboj tendo usado da palavra os dois responsáveis pela assinatura do protocolo, com a presença de muitos oficiais e sargentos da unidade. Presente também o Presidente da Câmara de Vila Nova da Barquinha Fernando Manuel dos Santos Freire que foi o anfitrião do Presidente do Município de Doboj durante a sua estadia em Portugal.

No dia seguinte festejou-se o dia da Brigada de Reação Rápida com a presidência do Chefe do Estado-Maior do Exército General Rovisco Duarte e demais entidades civis e militares entre as quais as que no dia anterior assinaram o protocolo referido.