Bem-Vindo à Página Oficial da
Liga dos Combatentes


 

 








 

 

 

 

 








 
 

 

 

  Notícias

Inauguração do Memorial com o nome dos combatentes naturais do concelho de Elvas


24.09.2016 - O Núcleo de Elvas da Liga dos Combatentes e o Município de Elvas no passado dia 24 de Setembro, no Monumento dos Combatentes da Ultramar, realizou uma cerimónia de inauguração do Memorial com o nome dos combatentes naturais do concelho de Elvas, tombados na Guerra do Ultramar. Contou com a presença de várias entidades militares e civis, e alguma população elvense. A Cerimonia iniciou-se com uma Força a prestar continência regulamentar ao Presidente da Liga dos Combatentes Ten Gen Joaquim Chito Rodrigues. Procedeu-se ao descerramento do memorial dos militares que faleceram nas antigas colónias Portuguesas, pelo Presidente da Câmara de Elvas, Dr. Nuno Mocinha, acompanhado pelo Presidente da Liga dos Combatentes Ten Gen Joaquim Chito Rodrigues.


No seguimento foram depostas palmas de flores no Monumento dos Combatentes da Ultramar, pela representante da Presidente da Associação Empresarial de Elvas Sandra Conceição, pelo Presidente da Associação dos Fuzileiros de Elvas e Juromenha, Licínio Morgado, pelo Presidente da Associação Paraquedistas do Alto-Alentejo Maj Carlos Dores, pelo Comandante do Destacamento da GNR de Elvas Cap Cláudio Godinho, pelo Presidente da Junta de Freguesia Caia e São Pedro e Alcáçova João Rondão Almeida, Diretor Museu Militar de Elvas TCor Inf Joaquim Bucho, Comandante do Regimento de Cavalaria 3 Cor Cav Nuno Duarte, Presidente do Núcleo de Elvas da Liga dos Combatentes SAj Adriano Pires, Presidente da Direção da Liga dos Combatentes Ten Gen Joaquim Chito Rodrigues e pelo Presidente da Camara Municipal de Elvas Dr. Nuno Mocinha.

Segui-se a cerimónia de Homenagem aos Mortos, evocando os Portugueses que ao longo da história deram a vida ao serviço da Pátria.

Foram impostas medalhas comemorativas das Forças Armadas a militares que serviram em situação de campanha. Ao 1ºCabo MANUEL DE JESUS FARIA LEONARDO, com a passadeira “Angola 1960-1963, ao 1ºCabo GUSTAVO AMÉRICO PARDAL RUSSO, com a passadeira “Angola 1969-1971”, ao Soldado ADOLFO MANUEL DE ARAÚJO TELES, com passadeira “Moçambique 1966-1968” e ao Soldado VICTOR MANUEL DIAS PIRES, com a passadeira “Angola 1969-1971”. Procederam á imposição das condecorações o TGen Joaquim Chito Rodrigues, o Cor Cav Nuno Gonçalo Vitória Duarte, o TCor Inf Joaquim José Rodrigues Bucho e o Cap da GNR Cláudio Godinho.

Por fim usaram da palavra o Presidente da Liga dos Combatentes e o Presidente da Câmara de Elvas.