Bem-Vindo à Página Oficial da
Liga dos Combatentes


 

 








 

 

 

 

 








 
 

 

 

  Notícias

Inauguração de Monumento de Homenagem aos Combatentes da Almagreira / Pombal


15.10.2016 - Em 15 de outubro de 2016 decorreu na Freguesia da Almagreira / Pombal a inauguração de um monumento aos combatentes por iniciativa da Junta de freguesia e com o apoio do Núcleo de Abiul/Pombal da Liga dos Combatentes. Após reunião junto ao edifício da Junta de Freguesia, em frente à qual se ergueu o monumento, as entidades presentes, combatentes e famílias e muita população, todos se dirigiram para a igreja local onde assistiram à missa em memória dos militares falecidos. Regressados à Junta de Freguesia foi tocado o Hino Nacional e içadas as bandeiras nacional e das autarquias.


Presentes o presidente da Câmara de Pombal Dr. Diogo Alves Mateus, o presidente da Assembleia Municipal, comendador Eng.º Narciso Mota, o deputado à Assembleia da República Dr. Pedro Pimpão, o presidente da Junta de Freguesia de Almagreira Dr. Fernando Matias o Presidente da Liga dos Combatentes General Chito Rodrigues, o Presidente do Núcleo da Liga dos Combatentes em Abiúl, representantes do Regimento de Leiria, da GNR e da PSP, vereadores municipais, combatentes e famílias e muita população de Almagreira.

Seguiu-se a homenagem aos combatentes mortos com a colocação de uma coroa de flores pelos autarcas e pelo presidente da Liga sendo os toques aos mortos e alvorada feitos por um elemento do Regimento de Leiria.

Após esta cerimónia foram distribuídas as medalhas das campanhas do ultramar a dois combatentes da Guiné. Os arquitetos responsáveis pelo projeto do monumento vieram depois explicar a conceção do mesmo. Um cubo decomposto em vários cubos em colunas incompletas significando aqueles que foram e não regressaram e os cubos visíveis, segundo o arquiteto, os que tiveram a sorte de regressar.

Usaram seguidamente da palavra o presidente da Junta de Freguesia da Almagreira, o presidente da Liga dos Combatentes e o Presidente da Câmara de Pombal, finalizando uma jornada que ficará na história da Almagreira e Pombal. A cerimónia terminou com o hino da Liga dos Combatentes.

No final era visível o contentamento dos combatentes e da população presente, que depois de visitarem uma exposição fotográfica alusiva à Grande Guerra se reuniram em convívio num almoço oferecido pela Junta de Freguesia.