Bem-Vindo à Página Oficial da
Liga dos Combatentes


 

 








 

 

 

 

 








 
 

 

 

  Notícias

Recordação e Reconhecimento


13.10.2016 - Realizou-se na Biblioteca da Liga dos Combatentes, em Lisboa, uma reunião de elementos do Curso D. Diniz da Escola do Exército com o seu antigo instrutor naquele Estabelecimento de Ensino, então Capitão, hoje Coronel Sá Fialho. Presentes do curso D. Diniz, o General Chito Rodrigues, Coronel Carlos Pimenta, Coronel Vaz Serra e o Coronel António Catarino e toda a Direcção da Liga dos Combatentes. A reunião foi solicitada pelo Cor. Sá Fialho que pretendia entregar à Liga dos Combatentes uma recordação de vida, uma estatueta que os cadetes de então lhe haviam oferecido quando sendo seu instrutor, havia sido confrontado com a decisão de o afastar do Exército por ter decidido casar com uma cidadã estrangeira.


O facto chocou o curso que decidiu manifestar ao instrutor que admirava a sua solidariedade e a incompreensão face à decisão tomada. Hoje com 92 anos, o Cor. Sá Fialho decidiu doar à Liga dos Combatentes essa recordação da sua vida militar. Proferiu depois algumas palavras de agradecimento o General Chito Rodrigues, então cadete e chefe do Curso D. Diniz, que recordou o momento de então que tinha marcado o curso, e o que hoje estava a ter lugar e sublinhou um terceiro momento futuro que será o reconhecimento pelo vindouros de estes momentos que assinalam os valores da justiça e da liberdade.

O Capitão Sá Fernandes foi entretanto integrado no Exército e é hoje Coronel reformado que jamais esqueceu a atitude que um curso de Cadetes da Escola do Exército teve para com ele, num momento difícil da sua vida pessoal.