Bem-Vindo à Página Oficial da
Liga dos Combatentes


 

 








 

 

 

 

 








 
 

 

 

  Notícias

Inauguração das novas Instalações do Centro de Apoio Médico Psicológico e Social do Porto


25.10.216 - No passado dia 25 do corrente mês, foram inauguradas, na sede do Núcleo do Porto, as novas instalações do Centro de Apoio Médico Psicológico e Social (CAMPS), com a presença de várias entidades civis e militares, presidentes dos núcleos da Liga dos Combatentes da Região Norte e muitos combatentes. Presidiu à cerimónia de inauguração o Presidente da Câmara Municipal do Porto, Dr. Rui Moreira, que acompanhado pelos Presidentes da Direção Central e do Núcleo do Porto da Liga dos Combatentes, respetivamente, General Chito Rodrigues e Coronel Glória Belchior, procederam ao descerramento de uma placa alusiva ao acontecimento, no átrio das novas instalações.


Depois da sessão de boas-vindas, ao Presidente do Município Portuense, seguiu-se uma demorada visita às instalações, que mereceram comentários elogiosos por parte do ilustre visitante. De seguida usaram da palavra os Presidentes do Núcleo anfitrião, da DC e do Município.

Da intervenção do Coronel Belchior retêm-se as palavras de agradecimento a todos quantos colaboraram naquela obra, designadamente a todo o pessoal voluntário e Direção Central, não sem antes ter feito o historial do edifício onde se situam as referidas instalações, abordando a sua origem, os serviços públicos que por ali passaram e o estilo arquitetónico que o carateriza.

O General Chito Rodrigues, começou por felicitar o Dr. Rui Moreira, por ter amavelmente acedido ao convite para estar ali presente, colocando o acento tónico nas relações históricas e fraternas que, associaram a Liga, desde a sua origem, à Autarquia Portuense, para depois solicitar o apoio da Câmara Municipal ao funcionamento do Museu, ali existente, no sentido de o tornar aberto a todos quantos o queiram visitar e de molde a ser integrado no roteiro turístico da cidade. Não se esqueceu de referir que a cidade do Porto é digna de ser contemplada com um monumento que preste homenagem aos Combatentes do Ultramar, à semelhança do que acontece com mais de três centenas de localidades do País e do estrangeiro onde isso se verifica.

Por ultimo o Presidente da Edilidade manifestou a sua satisfação por ali se encontrar, mostrando total abertura da Câmara Municipal para dar sequência às sugestões apresentadas pelo Presidente da DC.

Posteriormente, houve lugar a uma demorada visita ao Museu, tendo no final, o Dr. Rui Moreira, assinado o Livro de Honra.

Terminadas as cerimónias protocolares foi servido um Porto de Honra. De salientar que integraram a comitiva do Presidente da DC o Secretário-Geral, Coronel Lucas Hilário, o Vogal Arqt.º Eduardo Varandas, o Dr. António Correia, Coordenador dos CAMPS e o TCor Enfermeiro José Pinto, colaborador voluntário no CAMPS de Lisboa.