Bem-Vindo à Página Oficial da
Liga dos Combatentes


 

 








 

 

 

 

 








 
 

 

 

  Notícias

Requalificação do Monumento de Homenagem aos Combatentes do Ultramar na Vila de Tortosendo


11.12.2016 - No passado dia 11 de dezembro, realizou-se uma cerimónia, na vila de Tortosendo, para assinalar a requalificação e melhoramento do Monumento de Homenagem aos Combatentes do Ultramar. Tratou-se de uma iniciativa promovida pela Junta de Freguesia local com o apoio do Núcleo da Covilhã da Liga dos Combatentes. O espaço envolvente foi reabilitado, bem como o próprio Monumento, cuja inauguração data de 6 de abril de 2002.


Compareceram a esta cerimónia várias autoridades civis, militares e religiosas, de que se destacam, o Secretário de Estado da Defesa Nacional, Dr. Marcos Perestrello; o Presidente da Autarquia Covilhanense, Dr. Vítor Pereira; o Presidente da Junta de Freguesia de Tortosendo, Dr. David Raposo da Silva; o Vogal da Direção Central da Liga dos Combatentes, Arqt.º Eduardo Varandas, em representação do General Chito Rodrigues; o Presidente do Núcleo da Covilhã, Sr. João Azevedo, acompanhado pelo Presidente da Assembleia, Dr. Afonso Mesquita; vereadores municipais; delegações dos Núcleos da LC de Sabugal e Castelo Branco, Comandante do Destacamento da GNR da Covilhã; muitos combatentes e população em geral.

A cerimónia iniciou-se com a celebração de uma Missa de Sufrágio, na Capela de Nossa Senhora do Rosário, pelos Combatentes falecidos, tendo de seguida prosseguido junto ao Monumento com a deposição de coroas de flores pelas entidades convidadas e a bênção das obras realizadas pelo Pároco Elísio. No decorrer do evento foram agraciados com as medalhas das Campanhas vários Combatentes que prestaram serviço nos TO de Angola, Guiné e Moçambique, posto que usaram da palavra o Presidente da Junta de Freguesia anfitriã, o representante da DC da Liga dos Combatentes, o Presidente da Câmara Municipal da Covilhã e finalmente o Secretário de Estado da Defesa Nacional. A cerimónia terminou com o Hino da Liga dos Combatentes.

As honras militares foram prestadas por uma secção do Regimento de Infantaria N.º 14, com o toque de homenagem aos mortos e de alvorada executados por um clarim. Terminadas as cerimónias protocolares seguiu-se um almoço convívio, realizado no refeitório de um estabelecimento de ensino local.