Bem-Vindo à Página Oficial da
Liga dos Combatentes


 

 








 

 

 

 

 








 
 

 

 

  Notícias

Visita do Presidente da Liga dos Combatentes, General Chito Rodrigues ao Núcleo de Abrantes e inauguração do Monumento de homenagem aos Combatentes do Sardoal


18.02.2017 - O Presidente da Liga dos Combatentes visitou o Núcleo de Abrantes onde foi recebido pela Direção do Núcleo, presidido por Sérgio Augusto de Matos, no edifício S. Domingos. Foi efetuado um briefing sobre as atividades do Núcleo e dadas as boas vindas. Realizou-se uma visita à sede do Núcleo onde se observaram vários melhoramentos.


Pelas 12h00 realizou-se uma visita às instalações que se deseja venham a ser a futura sede do Núcleo de Abrantes. Seguiu-se viagem para o Sardoal onde foi servido um almoço com a presença do presidente da Câmara, Miguel Borges, o seu Vice-presidente, o 2º Comandante do Regimento de Apoio Militar de Emergência e presidentes dos Núcleos da Liga dos Combatentes convidados.

A cerimónia de inauguração do Monumento aos Combatentes do concelho do Sardoal teve início pelas 15h00. O general Chito Rodrigues, o Presidente da Câmara do Sardoal, Miguel Borges e o Major-general Luís Fonseca, em representação do General CEME receberam as honras militares prestadas por um terno de clarins.

Entre muitos combatentes e muito público, entidades militares, civis e religiosas, o presidente da ADFA, Comendador José Arruda, Presidente da Associação Nacional de Prisoneiros de Guerra, Fausto Diabinho, Presidentes dos Núcleos de Abrantes, Entroncamento, Santarém, Tomar e Vila Franca de Xira.

O Presidente da Liga dos Combatentes, a convite do Presidente da Câmara e acompanhado pelo Major-general Luís Fonseca descerrou a placa evocativa da inauguração do Monumento. Usou da palavra o Presidente do Núcleo de Abrantes, que agradeceu ao Presidente da Câmara a concretização deste objetivo comum. Igualmente o general Chito Rodrigues exaltou os feitos dos Combatentes por Portugal ao longo da História e explicitou a razão de ser da Liga dos Combatentes na promoção dos Valores, a prática da solidariedade e a contribuição para a Paz e Segurança.

Finalmente o Presidente da Câmara agradeceu todo o apoio da Liga dos Combatentes e desenvolveu a leitura estética do Monumento aos Combatentes do Sardoal e a escolha da sua localização junto à escola da vila.

A cerimónia militar decorreu depois com a colocação de três coroas de flores, da Câmara Municipal do Sardoal, da Liga dos Combatentes e da ADFA. Seguiu-se uma visita ao Centro Cultural Gil Vicente, onde se apreciou uma exposição relativa à Grande Guerra 1914-1918.