Bem-Vindo à Página Oficial da
Liga dos Combatentes


 
 
 

 

 

 








 
 

 

 

 

  Notícias

Evocação em Richebourg e La Couture do Centenário da entrada de Portugal na Grande Guerra


22.04.2017 - Com a presidência do Ministro da Defesa Nacional, Dr. Azeredo Lopes e a presença do General CEMGFA Pina Monteiro e o Presidente da Liga dos Combatentes, General Chito Rodrigues decorreu no passado dia 22 de abril de 2017, a cerimónia evocativa da Batalha de La Lys a 09 de abril de 1918. No corrente ano foi sublinhado o Centenário da entrada de Portugal na Grande Guerra, com a ação do CEP em território francês. Presentes o Sub-Prefeito de Calais e Maires de Richebourg e La Couture. Uma força francesa prestou as honras militares. Uma significativa representação de militares portugueses vindos de Mons, Bélgica esteve presente, bem como o embaixador de Portugal em Paris e o Adido de Defesa em Paris.


Igualmente receberam o General CEMGFA o Vice-almirante MILREP e o Contra-almirante NMR estando igualmente presentes na cerimónia. Em Richebourg usou da palavra o General CEMGFA e o Maire da cidade, em La Couture usou da palavra o Sub-Prefeito de Calais, o Ministro da Defesa Nacional e o Maire de La Couture.

Com a presença de muitas Associações francesas e alguns Núcleos da Liga dos Combatentes, bastantes convidados e público, as cerimónias decorreram com muita dignidade. Seguiu-se um almoço com um Porto de Honra, durante o qual foram distinguidas pela Liga dos Combatentes, duas funcionárias, uma do Núcleo local e outra do gabinete do Adido de Defesa, pelo apoio que há décadas vêm dando ao desenrolar destas cerimónias.

Discurso do General CEMGFA, Artur Pina Monteiro