Bem-Vindo à Página Oficial da
Liga dos Combatentes


 
 
 

 

 

 








 
 

 

 

 

  Notícias

1º Encontro dos Combatentes de Pombal


22.07.2017 - A Câmara Municipal de Pombal e o Núcleo de Abiul/Pombal da Liga dos Combatentes, com o apoio das juntas de freguesia, realizou no dia 22 de julho de 2017, o 1º Encontro dos Combatentes de Pombal. A iniciativa que contou com a presença de várias entidades civis, militares e religiosas, teve como objetivo homenagear os combatentes do concelho de Pombal. Após a concentração no Jardim do Cardal de todos os convidados, o encontro prosseguiu com a celebração da Missa, na Igreja do Cardal, pelo Padre João Paulo Vaz, e onde foram lembrados os combatentes falecidos. A cerimónia oficial prosseguiu depois na Avenida Heróis do Ultramar, onde está localizado o Monumento aos Heróis do Ultramar.


Foi entoado e cantado o Hino Nacional e posteriormente descerrada uma placa alusiva a este 1º Encontro dos Combatentes, pelo presidente da Câmara Municipal de Pombal, Dr. Diogo Alves Mateus, que presidiu à cerimónia, acompanhado pelo Vogal da Direção Central arquiteto Varandas dos Santos, em representação do presidente da Liga dos Combatentes, e pelo presidente do Núcleo de Abiul/Pombal da Liga dos Combatentes, Sargento-mor António Luís.

Seguiu-se a cerimónia de homenagem aos Combatentes mortos, com a deposição de uma coroa de flores, junto ao monumento, e onde foi guardado um minuto de silêncio, em sua memória.

Usaram da palavra o Presidente do Núcleo de Abiul/Pombal, o representante do Presidente da Liga dos Combatentes e o Presidente da Câmara de Pombal. No âmbito do programa da Liga designado dos avós aos netos, foram de seguida entregues diplomas de “passagem de testemunho“ a duas novas sócias: Ana Rigueiro e Isis Dinis.

Um conjunto muito significativo de combatentes foi agraciado com a medalha comemorativa das campanhas das Forças Armadas, que é atribuída aos militares que tenham servido em situação de campanha:

Silvino Ferreira – Angola 1961 a 1963; Gerardo Ferreira - Angola 1963 a 1965; Jorge Marques - Angola 1969 e Guiné 1969 a 1971; João Silva - Guiné 1969 a 1970; Joaquim Lagoa - Guiné 1969 a 1971; Ramiro Silva Guiné 1970 a 1972; Avelino Rodrigues Guiné 1972 a 1974; Manuel Luís (Macau 1962 a 1963 e Moçambique 1964; Luís Lucas Moçambique 1965 a 1968 e Fernando Carrasqueira Moçambique 1967 a 1969. Estas medalhas foram transportadas pelas novas sócias.

A cerimónia terminou com o Hino da Liga dos Combatentes que foi também entoado pelos presentes. No final era visível a alegria e o contentamento dos combatentes, familiares e da população presente. O almoço-convívio teve lugar no parque de merendas da cidade, com animação musical para as cerca de 350 pessoas que participaram neste evento, proporcionando aos convivas uma tarde agradável de confraternização que se prolongou até ao anoitecer.