Bem-Vindo à Página Oficial da
Liga dos Combatentes


 
 
 

 

 

 








 
 

 

 

 

  Notícias

Lançamento do livro «Os Combatentes do Concelho de Setúbal na Grande Guerra em França ( 1917-1918)»


25.07.2017 - No dia 25 de Julho em Setúbal, na escola de Hotelaria e Turismo, o Núcleo da Liga dos Combatentes de Setúbal lançou um livro evocativo dos Combatentes da Grande Guerra, naturais de Setúbal e de Azeitão. Com a sala repleta de combatentes e famílias e a presença do vereador da Cultura da Câmara Municipal, Dr. Pedro Pina, do general Chito Rodrigues, Presidente da Liga dos Combatentes, do coronel António Gorrão, Presidente da Assembleia do Núcleo e os autores da obra «Os Combatentes do Concelho de Setúbal na Grande Guerra ( 1917/18) , Dr. Diogo Ferreira e Tenente-coronel Marquês de Sousa.


A sessão iniciou-se  com  a apresentação de boas vindas pelo Presidente da Assembleia do Núcleo e representante da Câmara Municipal, a que seguiu a intervenção dos autores. O Dr. Diogo Ferreira debruçou-se sobre os Combatentes de Setúbal e o Tenente-coronel  Marquês de Sousa sobre os combatentes de Azeitão de onde é natural.

A obra, editada pelo Núcleo de Setúbal da Liga dos Combatentes, aborda a participação dos setubalenses e azeitonenses na I Guerra Mundial, num total de 210 homens que partiram há cem anos, a 25 de julho de 1917, do antigo Regimento de Infantaria n.º 11, em Setúbal, para combater na frente europeia em França.

Encerrou a sessão o General Chito Rodrigues que enquadrou o livro e os episódios que encerra a nível local na história da participação portuguesa na Grande Guerra tendo felicitado o Núcleo e os autores por mais esta iniciativa que se enquadra nas diversificadas manifestações culturais que tem sido levadas a efeito pela Liga dos Combatentes na evocação do centenário da GG.