Bem-Vindo à Página Oficial da
Liga dos Combatentes


 
 
 

 

 

 








 
 

 

 

 

  Eventos

Comemoração do ANZAC DAY


25.04.2015
- O ANZAC Day - É o dia solene de recordação de todos os soldados da Austrália e da Nova Zelândia que lutaram e morreram em guerra. A própria data marca o aniversário do desembarque das tropas da Austrália e Nova Zelândia – ANZAC - na península de Gallipoli em 1915. Milhares perderam a vida na campanha de Gallipoli: 8.709 soldados da Austrália e 2.779 soldados da Nova Zelândia estavam entre os 44.000 tropas aliadas que pereceram, enquanto que o Império Otomano perdeu mais de 86.000 combatentes.


Embora a campanha de Gallipoli tenha falhado nos seus objectivos militares, as acções da Austrália e da Nova Zelândia durante a campanha deixaram um legado poderoso. A criação da "lenda ANZAC" tornou-se uma parte importante da identidade de ambas as nações, moldando a maneira como elas interpretam tanto o seu passado como o seu futuro.

O ANZAC Day foi assinalado pela primeira vez em 1916 e, desde então, tornou-se no dia nacional de comemoração da Austrália. A Turquia é uma anfitriã generosa para os milhares de australianos e neozelandeses que visitam todos os anos Gallipoli a 25 de Abril, para participar numa tocante comemoração.

Pelas 15h00 do dia 25 de Abril a Embaixada da Austrália em Lisboa fará a deposição de uma coroa de flores junto do Monumento aos Combatentes do Ultramar / Forte do Bom Sucesso, na comemoração do ANZAC DAY

de 23/04/2015 à 31/05/2017