Bem-Vindo à Página Oficial da
Liga dos Combatentes


 
 
 

 

 

 








 
 

 

 

 

  Eventos

Exposição de Pintura "Dos Famosos aos Anónimos"


No dia 11 de novembro pelas 12h00, e integrada nas Cerimónias Comemorativas do 97.º Aniversário do Armistício da Grande Guerra, 41° Aniversário do Fim da Guerra do Ultramar, 92° Aniversário da Liga dos Combatentes e Evocação do Centenário da Grande Guerra, vai ser inaugurada a exposição de pintura do Major Simões Duarte. Os seus retratos penetram na alma das pessoas, percorrendo os sentidos e os espaços... Desde os doces quadros da maternidade, aos rostos anónimos dos pescadores e das lavradeiras, aos rostos conhecidos dos famosos, são pinceladas de alegria e força de viver.


Sobre o Pintor:

- Major de Artilharia, atualmente na reforma.
- Nasceu no Porto. Radicado desde novo em Matosinhos.
- Frequentava a Faculdade de Economia do Porto quando enveredou pela Carreira Militar, tendo combatido no leste da Guiné e no norte de Moçambique.
- Começou a pintar na adolescência.

Por força das condições profissionais, pouco produziu, em termos de pintura, durante o Serviço Ativo (cerca de 32anos).

- Com a passagem à Reserva (por opção pessoal), recomeçou a sua actividade, a pintura a óleo, nomeadamente, paisagem e retrato, modalidade, esta, em que se sobressaiu.

É naturalista por convicção, figurativo e preocupado com a fidelidade do pormenor. Vários trabalhos seus fazem parte de colecções particulares e públicas no País e no estrangeiro. Tem exposto pouco, por uma questão de maneira de ser… «Expor é Expor-se»
Foi professor de pintura na Academia Jorge Sena, INATEL Porto. Atualmente ensina pintura, com destaque para o retrato e figura humana, em ensino particular e instituições de Solidariedade Social."

de 29/10/2015 à 29/10/2018