Bem-Vindo à Página Oficial da
Liga dos Combatentes


 
 
 

 

 

 








 
 

 

 

 

  Notícias

6.º Encontro de Homenagem aos Combatentes do Concelho de Leiria


17.09.2017 - Decorreu na Cidade de Leiria o 6.º Encontro de Homenagem aos Combatentes do Concelho, evento que decorreu com a presença de Combatentes da Guerra do Ultramar e suas Famílias, num total de cerca de 500 participantes. O “Encontro” teve início pelas 15 horas no Teatro José Lúcio da Silva, com o “Concerto de Homenagem aos Combatentes”, concretizado pelo Grupo Coral e pela Filarmónica da Freguesia de Pousos, que proporcionou aos assistentes excelentes momentos musicais e elevado desempenho artístico. No final do Concerto usou da palavra o Presidente do Núcleo de Leiria da LC, que agradeceu o empenhamento pessoal e artístico do Grupo Coral e dos elementos da Filarmónica de Pousos, saudando de seguida todos os Combatentes e Famílias que se encontravam presentes.


Decisão favorável a proposta da Liga dos Combatentes


16.09.2017 - O Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas, na sequência de parecer favorável do Conselho de Chefes de Estado Maior de 13 de setembro de 2017 e de deliberação do Conselho de Ministros de 14 de setembro de 2017, no quadro das celebrações da abolição da pena de morte e do centenário da 1.ª Guerra Mundial, associa-se à reabilitação moral do Soldado João Ferreira de Almeida, do Corpo Expedicionário Português, fuzilado em 16 de setembro de 1917, no teatro de guerra da Flandres, faz hoje cem anos.


Aniversário - Convívio do Núcleo de Vendas Novas


16.09.2017 - No dia passado 16, o Núcleo de Vendas Novas da Liga dos Combatentes, assinalou mais um Aniversário e Convívio Anual que constou de diversas atos protocolares dos quais destacamos a Missa na Capela Militar, anexa ao RA5, celebrada pelo Pároco António, Prior da Paróquia de Santo António. Seguidamente realizou-se uma cerimónia junto ao Monumento erigido em Homenagem aos Combatentes da Grande Guerra, com a deposição de coroas de flores, a invocação de uma prece religiosa pelo Reverendo António e a prestação de Honras Militares. Posteriormente, todas as entidades e convidados seguiram em romagem ao Cemitério local, para visitarem o Talhão da Liga dos Combatentes, objeto recentemente de obras de requalificação, a cargo da Câmara Municipal.


Inauguração de Monumento aos Combatentes  em Martingança - Alcobaça


10.09.2017 - Em 10 de Setembro de 2017, o Núcleo de Alcobaça da Liga dos Combatentes com o apoio da União de Freguesias de Pataias- Martingança .procedeu a inauguração de um monumento aos combatentes de Portugal. Presentes o Presidente da Liga dos Combatentes general Chito Rodrigues, o Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça Paulo Inácio e o Presidente da União das Juntas de Freguesia de Pisões Pataias-Martingança Válter Ribeiro. Orientou a cerimónia o Presidente do Núcleo de Alcobaça Joaquim Romão. A cerimónia começou com a celebração de uma missa cantada em homenagem aos combatentes falecidos, celebrada pelo Capelão Major Manuel Silva, da Base Aérea de Montreal, e o coro local, na igreja nova recentemente reconstruida.


88º aniversário do Núcleo de Vila Franca de Xira


09.09.2017 - O monumento aos combatentes terá um local mais digno após as obras de melhoramento do largo 5 de Outubro. A promessa foi feita este sábado, 9 de setembro, pelo presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira. Palavras de Alberto Mesquita durante o discurso que assinalou o 88º aniversário do núcleo de combatentes de Vila Franca de Xira. O dia foi marcado por uma missa que decorreu na igreja matriz da cidade, pela colocação de flores junto ao monumento e por um almoço que decorreu no restaurante “A Coudelaria”.


Exposição "Memórias do Combatente" em Campo Maior


15.08.2017 - Foi inaugurada pelo Exmo Sr. Ministro da Defesa Nacional, Prof. Dr. José Azeredo Lopes, em 15 de Agosto de 2017, englobado nas Comemorações do 92º Aniversário do Núcleo de Campo Maior da Liga dos Combatentes, a 1ª exposição do Núcleo de Campo Maior da Liga dos Combatentes, “MEMÓRIAS DO COMBATENTE” dedicada a todos os Combatentes do Concelho de Campo Maior, que contou com a participação de alguns sócios Combatentes. A Exposição oferece-nos imagens e testemunhos exclusivos da responsabilidade de cada um dos participantes que viveram na primeira pessoa a época de guerra, levando-nos a reviver as dúvidas, os receios, a ansiedade, a tensão, a esperança, a alegria e todas as emoções vividas durante a Guerra Colonial Portuguesa, em Angola, Moçambique, Guiné e Timor (que na altura não existia conflito).


Inauguração do Monumento em Homenagem a Todos os Combatentes do Concelho de Campo Maior


15.08.2017 - No dia 15 de Agosto de 2017, dia do 92º Aniversário do Núcleo, foi inaugurado o Monumento em Homenagem a todos os Combatentes do Concelho de Campo Maior, que serviram a pátria,  durante a Grande Guerra (de 1914 a 1918 em África e a partir de 1916 na Europa), quer na Guerra do Ultramar de 1961 a 1974, presidida pelo Exmo. Sr. Ministro da Defesa Nacional, Prof. Dr. José Azeredo Lopes. Foi um objectivo traçado desde a reabertura deste Núcleo em 2010. Sendo que, este monumento nasceu e brotou do sentimento e vontade de todos os combatentes e seus familiares, com a Solidariedade de todos os sócios, e de algumas empresas de maior referência do nosso Concelho.


Inauguração de Monumento aos Combatentes do concelho de Viana do Alentejo


27.07.2017 - O Município de Viana do Alentejo, em colaboração com o Núcleo de Évora da Liga dos Combatentes promoveu, no dia 27 do corrente mês de julho, a inauguração de um Monumento de Homenagem aos Combatentes, seus naturais, localizado na Rua do Rocio, junto ao Bairro da Quinta do Marco, daquela localidade. As cerimónias iniciaram-se com a apresentação de honras militares ao General Chito Rodrigues, Presidente da Liga dos Combatentes, pela Força Militar presente. Seguidamente procedeu-se à inauguração do Monumento, ato simbólico em que participaram os Presidentes do Município anfitrião e da Liga dos Combatentes, respetivamente, Dr. Bernardino Pinto e General Chito Rodrigues, acompanhados pelos Presidente do Núcleo de Évora da LC, Sargento-ajudante Paulo Pagará e do Vogal da Direção Central da LC, Arqt.º Eduardo Varandas.


  1  2  3  4  5  6  7