Bem-Vindo à Página Oficial da
Liga dos Combatentes


 
 
 

 

 

 








 
 

 

 

 

  Notícias

Lançamento do livro “Protocolo e Cerimonial Militar” – CMG José Paulo Lucena


16.05.2017 – Na Casa da Baía, em Setúbal, teve lugar a apresentação do livro “Protocolo e Cerimonial Militar”, da autoria do Capitão-de-mar-e-Guerra José Paulo Lucena, lançado pela editadora By the Book representada por Ana Albuquerque. Num ambiente agradável que a Casa da Baía em Setúbal proporciona, com bastante público, entre os quais se via o Almirante Fragoso, antigo Chefe Estado-Maior da Armada, que fez o prefácio do livro.


91º Aniversário do Núcleo de Espinho da Liga dos Combatentes


14.05.2017 – 91º Aniversário do Núcleo – As cerimónias iniciaram-se com a concentração junto ao monumento aos Combatentes da Grande Guerra onde foi colocada uma coroa de flores pelo Presidente da Liga dos Combatentes, general Chito Rodrigues, acompanhado do Presidente da Assembleia Municipal de Espinho, o Presidente da Junta de Freguesia e o Presidente do Núcleo de Espinho da Liga dos Combatentes.


Dia Internacional dos Capacetes Azuis da ONU


O Presidente da Liga dos Combatentes, Tenente-general Joaquim Chito Rodrigues, tem o prazer de convidar V. Exª. a estar presente na Cerimónia Evocativa do  “Dia Internacional dos Capacetes Azuis da ONU”, que tem lugar no próximo dia 29 de maio de 2017, no Forte do Bom Sucesso/Museu do Combatente, em Belém, Lisboa.


Falecimento do Dr. Pires de Lima


06.05.2017 - A Direção Central da Liga dos Combatentes surpreendida pelo falecimento, no passado dia 6 de maio, do seu prezado consócio e membro do Conselho Supremo, Dr. António Pires de Lima, manifesta o seu mais profundo pesar por este infausto acontecimento. O Dr. Pires de Lima, figura pública de grande relevo, com notória dedicação à causa pública, foi sócio combatente, com uma comissão de serviço prestada em Angola de 1966 a 1968, tendo sido agraciado com a medalha comemorativa das campanhas de África. Durante vários anos membro da Liga dos Combatentes, fazendo parte do Conselho Supremo, teve nessa qualidade uma postura de grande elevação e intervenção cívica que muito nos apraz registar.


Comemoração do 93º Aniversário do Núcleo de Alcobaça


30.04.2017 - Em 30 de Abril  de 2017 com a presença do presidente da Liga dos Combatentes  General Chito Rodrigues o Núcleo de Alcobaça  comemorou  o seu 93º Aniversário. Com a Direcção  do Núcleo e alguns Combatentes foi pelas 09H30 içada a Bandeira Nacional no Monumento junto à Sede do Núcleo. As cerimónias tiveram depois lugar na freguesia de Maiorga , com a ida ao Cemitério, que se encontra devidamente  conservado e com grande dignidade e onde se colocou uma coroa de flores, em homenagem aos combatentes caídos.


Inauguração do Monumento em Homenagem aos Combatentes da Freguesia de Muge, do Concelho de Salvaterra de Magos


22.04.2017 - Em 22 de abril de 2017, em Muge, localidade situada no concelho da Salvaterra de Magos e distrito de Santarém, realizou-se uma Cerimónia de Inauguração do Monumento em Homenagem aos Combatentes desta freguesia. O anfitrião foi o Presidente de Junta da Freguesia de Muge, César Diogo. Tratando-se de homenagear todos os Combatentes, naturais de Muge, desde logo o Núcleo de Santarém da Liga dos Combatentes, se associou e apoiou tão justa e nobre causa. Neste Monumento podem ser observado dois painéis distintos em azulejo pintados à mão. Um dos painéis espelha uma Força Militar, no cerimonial do hastear da Bandeira Nacional, o outro, releva a própria Bandeira Nacional.


Evocação em Richebourg e La Couture do Centenário da entrada de Portugal na Grande Guerra


22.04.2017 - Com a presidência do Ministro da Defesa Nacional, Dr. Azeredo Lopes e a presença do General CEMGFA Pina Monteiro e o Presidente da Liga dos Combatentes, General Chito Rodrigues decorreu no passado dia 22 de abril de 2017, a cerimónia evocativa da Batalha de La Lys a 09 de abril de 1918. No corrente ano foi sublinhado o Centenário da entrada de Portugal na Grande Guerra, com a ação do CEP em território francês. Presentes o Sub-Prefeito de Calais e Maires de Richebourg e La Couture. Uma força francesa prestou as honras militares. Uma significativa representação de militares portugueses vindos de Mons, Bélgica esteve presente, bem como o embaixador de Portugal em Paris e o Adido de Defesa em Paris.


  1  2  3