Bem-Vindo à Página Oficial da
Liga dos Combatentes


 

 








 

 

 

 

 








 
 

 

 

  Notícias

Governo retira da Assembleia da República a sua proposta de Estatuto do Antigo Combatente


17.07.2019 - Quando na Assembleia da República, na Comissão Parlamentar de Defesa, onde havia baixado a Proposta de Lei do Governo relativa ao Estatuto dos Antigos Combatentes e se chegava ao consenso desejado para que o documento trouxesse algo de concreto, melhorando o apoio social e à saúde, na linha do que a Liga dos Combatentes havia proposto, eis que o Governo retirou a sua proposta de Lei deixando a Assembleia da República no vazio! Inédito, inusitado. Surpreendente! Paramos aqui com a adjetivação!


[DIÁRIO DE NOTÍCIAS] Liga dos Combatentes inicia recuperação de campas de soldados mortos em Angola. Primeira fase da Operação Embondeiro está limitada a cemitérios de Luanda.


08.07.2019 - A Liga dos Combatentes (LC) chegou este fim de semana a Luanda para iniciar a chamada Operação Embondeiro, destinada a recuperar as áreas dos cemitérios onde estão sepultados portugueses mortos durante a guerra colonial. O presidente da Liga e líder da equipa presente em Luanda, tenente-general Chito Rodrigues, adiantou ao DN que os primeiros trabalhos vão cingir-se aos cemitérios da capital angolana - onde esta semana vão ser estabelecidos "os contactos necessários ao planeamento e desenvolvimento da operação".


Núcleo de Santa Margarida inaugura nova sede em Constância


08.07.2019 - O Núcleo da Liga dos Combatentes de Santa Margarida inaugurou no dia 8 de julho de 2019 a nova sede situada em Constância, na rua Luís de camões, nº 9. A Cerimónia foi presidida pelo Coronel Faustino Alves Lucas Hilário, Secretário-geral da Liga dos Combatentes, contando com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Constância Dr. Sérgio Miguel Santos Pereira de Oliveira e demais entidades locais, bem como os elementos da Direção do Núcleo e respetivos sócios. O Coronel Lucas Hilário, Secretário-geral da Liga dos Combatentes e o Dr. Sérgio Miguel Santos Pereira de Oliveira, Presidente da Câmara Municipal de Constância, procederam ao descerramento da placa alusiva à cerimónia, tendo-se de seguida passado aos discursos.


29.06.2019 - Inauguração do memorial aos combatentes em Sousel



Inauguração do Memorial de Homenagem aos Combatentes do Ultramar, da Freguesia de Santo Amaro - Sousel


29.06.2019 - Na manhã do sábado, 29 de junho de 2019, decorreu em Santo Amaro, concelho de Sousel, a cerimónia de inauguração do Memorial de Homenagem aos Combatentes do Ultramar, da Freguesia de Santo Amaro, assim como o descerrar da placa toponímica da Avenida dos Combatentes de Santo Amaro no Ultramar. Numa ação conjunta da Câmara Municipal de Sousel, da Junta de Freguesia de Santo Amaro, do Núcleo de Estremoz da Liga dos Combatentes, da Comissão representativa dos Combatentes de Santo Amaro e do Exército, nomeadamente, Regimento de Cavalaria 3 e Regimento de Artilharia 5.


X Aniversário do Núcleo da Lixa


22.06.2019 - No passado dia 22 de junho, o Núcleo da Lixa da Liga dos Combatentes assinalou o seu décimo aniversário com a presença do Arqt.º Eduardo Varandas, em representação da Direção Central. O programa iniciou-se com a celebração da Eucaristia, na Igreja Nova da Lixa, em memória dos combatentes falecidos, celebrada pelo Padre Joaquim Carneiro. Durante o ofertório num gesto carregado de grande simbolismo um grupo de antigos combatentes ofereceu ao Altar alguns objetos que fizeram parte da sua vida militar, como um aerograma, camuflado e uma boina. Os cânticos litúrgicos estiveram a cargo do Coro do Núcleo da Liga, orientado pelo Maestro Sargento-ajudante Moreira, que o dirigiu superiormente. A cerimónia religiosa terminou com a entoação do Hino da Liga.


Proposta de Lei do Governo referente ao «Estatuto do Antigo Combatente», não aprovada pela Assembleia da República


07.06.2019 - A Liga dos Combatentes defendeu a todo o custo que fosse revista a Lei 3/2009, aumentados os complementos e subsídios de pensão bem como as pensões de pobreza dos combatentes. Em contrapartida outros, por não terem, terão preferido estabelecer um estatuto, um cartão e um dia do Combatente. A Defesa Nacional rapidamente parece ter dado ouvidos a esta posição, sem despesas para a fazenda nacional, apresentando um Estatuto que ampliando, desnecessariamente os órgãos da defesa nacional no âmbito dos antigos combatentes, não apresentava quaisquer novos apoios à saúde, apoios sociais ou económicos para os antigos combatentes.


CONSERVAÇÃO DAS MEMÓRIAS


12.06.2019 - Prosseguindo a tarefa de recuperar Talhões de Combatentes onde repousam Militares portugueses que em diferentes momentos e locais Serviram Portugal ao Serviço das Forças Armadas, a Liga dos Combatentes efetuou a recuperação do Talhão do Cemitério de São João da Vargem, em São Tomé e do Talhão do Cemitério do Mindelo, na ilha de São Vicente, em Cabo Verde. Nestes Talhões repousam Combatentes, que durante a segunda Guerra Mundial foram destacados como Forças Expedicionárias para aqueles territórios sob administração portuguesa.


  1  2  3  4  5