Bem-Vindo à Página Oficial da
Liga dos Combatentes


 

 








 

 

 

 

 








 
 

 

 

  NÚCLEOS

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

 

CANTANHEDE

O NÚCLEO DE CANTANHEDE teve a sua origem numa reunião da Direção Central da Liga dos Combatentes, no dia 17 de Maio de 2013 que deliberou criar o Núcleo, confiando a sua gestão à Comissão administrativa nomeada para o efeito e constituída pelos seguintes sócios:

Presidente: Mário Humberto de Jesus Cavadas
Secretário: João José Garrido Pais de Sousa
Tesoureiro: Benedito Gonçalves Recacho
Vogais: Jorge Manuel Reis Pereira; David Teixeira Guina; Óscar Ferreira Pascoal

Foi ainda deliberado que a Comissão Administrativa do Núcleo devia promover a conveniente instalação da sua Sede, para o desenvolvimento das suas actividades assistenciais, culturais e outras, procurando junto das entidades particulares e oficiais todo o apoio possível nesse sentido, ficando ainda o compromisso de tão breve quanto possível realizar eleições para o Núcleo passar a ser gerido por uma Direção eleita pelos sócios eleitores do Núcleo

No dia onze do mês de Outubro de dois mil e treze teve lugar na sede a Eleição dos membros da assembleia-geral do Núcleo da Liga dos Combatentes de Cantanhede, para o triénio 2013/2016. Procedeu-se à contagem e finda a eleição, os corpos gerentes ficaram assim constituídos:

Assembleia-geral
Presidente: Major-general Idílio de Oliveira Freire sócio 126.534
Primeiro Secretário: António Carvalho Conceição sócio 170.050
Segundo Secretário: Carlos Manuel Neto sócio 176.613

Direção
Presidente: Sargento-chefe Mário Humberto de Jesus Cavadas, sócio nr. 169.513
Secretário: Sargento-ajudante Óscar Ferreira Pascoal, sócio nr. 169.994
Tesoureiro: Sargento-ajudante Jorge Manuel Reis Pereira, sócio nr. 160.754
Primeiro Vogal: Ex-Furriel João José Garrido Pais de Sousa, sócio nr. 115.069
Segundo Vogal: Ex-Cabo Benedito Gonçalves Recacho, sócio nr. 169.707

O Núcleo da Liga dos Combatentes de Cantanhede está situado no largo Pedro Teixeira a entrada de Cantanhede em plena cidade, na Casa dos Bogalhos 1º andar. Edifício seiscentista, mantém ainda algumas características da sua primitiva construção, considerado um dos últimos exemplares da antiga arquitectura civil urbana da Cidade de Cantanhede, o imóvel apresenta na fachada principal um balcão de pedra com um pequeno átrio coberto parcialmente forrado de azulejos azuis e brancos, já deste século, e cantarias nas portas e janelas. O Pároco Luís Francisco da Freguesia de Cantanhede, cedeu as instalações a título provisório onde o Núcleo de Cantanhede se encontra sediado. Instalações com grande dignidade e óptima localização. A missão do Núcleo é defender os interesses dos Combatentes que noutros tempos também defenderam o país. Por aqueles que agora devemos um contributo de não serem esquecidos. A nossa existência e abertura das nossas portas resume-se a poder auxiliar e defender os legítimos interesses espirituais, morais e materiais daqueles que se bateram pela Pátria e pela Nação.

Conservação das memórias preservando as campas e monumentos.

Apoiar os combatentes e as famílias em situação de pobreza e em risco de exclusão social, alguns já numa realidade de sem-abrigo. A promoção está no caminho para a inclusão, na presença de equipas que darão apoio psicossocial ao domicílio. Esta nossa presença e participação neste programa tem vindo a desenvolver-se com vista a dar respostas sociais para apoio aos mais idosos que dele venham a necessitar. A nossa existência só faz sentido se conseguirmos passar o testemunho e termos o olhar posto no Futuro. Com a participação de todos poderemos em qualquer época ou local honrar os Combatentes, por essa razão estamos presentes para prosseguir com os Grandes Objetivos da Liga dos Combatentes.