Bem-Vindo à Página Oficial da
Liga dos Combatentes


 
 
 

 

 

 








 
 

 

 

 

  NÚCLEOS

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

 

ABIÚL


Em 16 de Outubro de 1923 aquando da constituição da primeira Direção da Liga dos Combatentes da Grande Guerra, conforme consta da Acta nº 1, contou a Liga desde essa data com 14 Agências, 8 Sub-Agências e 53 Delegações, dentro destas últimas uma em Pombal tendo sido nomeado para a sua inicialização e instalação o senhor Dr. Custódio Pena. Por motivos que se desconhecem nada consta sobre a efetivação e continuidade da referida Delegação.

Assim, e porque Abiúl não esqueceu nem nunca esquecerá, todos os antigos militares que de norte a sul do País serviram a Pátria sem nada pedirem em troca, realizou-se em Agosto de 2012, o primeiro encontro de Combatentes da Freguesia de Abiúl, que contou com a presença de 145 ex-combatentes, familiares, amigos e várias individualidades, entre as quais o Presidente do Núcleo de Leiria Sr. Tenente-coronel Ley Garcia, o presidente da Câmara Municipal de Pombal, Eng. Narciso Mota o presidente de junta de freguesia Sr. António Fernandes Carrasqueira, o Coronel na reforma Manuel Ferreira da Silva e várias Delegações convidadas, tendo-se procedido solenemente á inauguração e bênção de um monumento em homenagem aos ex-combatentes da freguesia.

Dado o elevado número de pessoas presentes, logo se pensou na reativação do Núcleo da Liga dos Combatentes, atendendo ao facto de Abiúl estar excelentemente localizada no mapa do distrito de Leiria, (o que levaria a captar sócios em todos os concelhos do norte do distrito Ansião; Alvaiázere; Castanheira de Pêra; Figueiró dos Vinhos e Pedrogão Grande), e ainda porque a sua antiguidade e riqueza histórica serem de enorme relevância não só a nível concelhio mas em toda a região.

Contando com a preciosa ajuda do Tenente-coronel Ley Garcia, logo se formou uma comissão de trabalho encarregue de recolher todos os elementos necessários para formular o pedido e concretizar a idéia.

Em 23 de Julho de 2013 a Direção Central deliberou aceitar a criação do Nùcleo da Liga dos Combatentes de ABIÚL(POMBAL), reativando assim a antiga Delegação fundada em 06 de Outubro de 1923), tendo para o efeito sido constituída uma Comissão Administrativa e Instaladora liderada por Alípio Manuel Junqueira Mendes.

Em 17 de Agosto de 2013, após o encontro/almoço de antigos combatentes, e mais uma vez contando com o apoio do Tenente-coronel Ley Garcia, procedeu-se á constituição de uma Mesa de Assembleia, tendo sido eleita por maioria absoluta a direção deste Núcleo, que muito tem sido apoiado pelo Núcleo de Leiria da Liga dos Combatentes.