Bem-Vindo à Página Oficial da
Liga dos Combatentes


 

 








 

 

 

 

 








 
 

 

 

  NÚCLEOS

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

 

ILHAS DE SÃO MIGUEL E SANTA MARIA

O Núcleo de Ponta Delgada da Liga dos Combatentes, teve a sua génese em reuniões de combatentes que culminou com a formulação de adesão à Liga dos Combatentes.

Feita a formalização de adesão à Liga dos Combatentes, em reunião da Comissão Central foi deliberado em reunião de 22 de Abril de 1974 e transmitida pelo Ofício 1955 P.16.0/56 de 30 de Abril de 1974a decisão da aceitação sendo então constituído uma Comissão Administrativa, da então chamada Agência de Ponta Delgada da Liga dos Combatentes. Esta Comissão Administrativa tomou posse a 18 de maio de 1974, sendo presidida pelo então Tenente Coronel Porfírio ferreira da Silva, tendo como Tesoureiro, Adalberto Albuquerque Silva, Secretário, José Maria Ferreira de Melo e Vogais, Engenheiro João Bernardo Pacheco Rodrigues, Dr. José Alberto Rolão Bernardo, Gil Frias de Sousa e Manuel dos Santos, e sediada no 2º andar da Rua Ernesto do Canto, nº 34,em Ponta Delgada.

Em 08 de Julho de 1991, por deliberação de Assembleia Geral, foi eleito para presidente da comissão diretiva o senhor Coronel de Cavalaria Jorge Manuel Bicudo e Castro Valério, mantendo-se as mesmas instalações.

A 17 de fevereiro de 1992, pela Assembleia Geral realizada, foi eleita nova Comissão Diretiva, que passou a ser presidida pelo já eleito senhor Coronel Valério.

Por falecimento do senhor Coronel Valério, e em Assembleia Geral, foi eleita nova Comissão Diretiva, que passou a ser presidida pelo senhor José Maria Pacheco Ferreira de Melo, sendo que nesta altura, as instalações onde passariam a funcionar os serviços da Liga dos Combatentes, seriam na Avenida Infante D. Henrique, onde funcionavam também as instalações da firma “Publiçor”, em Ponta Delgada. Por esta altura, a Agência de Ponta Delgada da Liga dos Combatentes, passa a designar-se por Núcleo de Ponta Delgada da Liga dos Combatentes.

As direções até então, com pequenas alterações, foram asseguradas em rotatividade de cargos por associados mais ou menos unidos por laços de amizade.

Aquando da inauguração de Memorial aos Combatentes falecidos do concelho, existente no jardim Nossa Senhora da Graça, freguesia do Rosário, na hoje cidade de Lagoa, é constituído uma delegação ainda em funcionamento, com uma dinâmica própria de afirmação constante de atividade, e que funciona, por parceria, dentro das instalações da Junta de Freguesia do Rosário, em espaço cedido para tal.

Em 2008, por doença súbita e posterior falecimento do então presidente da Direção do Núcleo, em assembleia geral de 14 de Outubro de 2008, foi eleito Presidente da Direção do Núcleo o senhor Engenheiro Fernando de Sousa Henriques.

Como nessa ocasião se deu a transmissão de titularidade da “Publiçor” e com o abandono do edifício onde funcionava essa empresa, o Núcleo de Ponta Delgada viu-se na obrigação de arranjar um lugar aonde pudessem funcionar os serviços, passando estes para a Rua António José de Almeida, mas a título oneroso, que ultrapassava em mais de 80% o valor de receita que então se obtinha de quotizações. Por falecimento prematuro e inesperado do então presidente do Núcleo da Liga dos Combatentes, e em Assembleia Geral, foi eleita uma nova direção que passou a ser presidida pelo, ainda atual presidente Manuel Bernardino Gomes Brandão.

Com a assinatura e concretização dos protocolos celebrados em 2014 entre o Instituto de Ação Social das Forças Armada (IASFA), Cruz Vermelha Portuguesa (CV) e Liga dos Combatentes (LC), a sede social foi mais uma vez mudada, mas para instalações das quais podemos orgulhar, quando recebemos não só os nossos associados, bem como qualquer pessoa que nos venha visitar.