Bem-Vindo à Página Oficial da
Liga dos Combatentes


 

 








 

 

 

 

 








 
 

 

 

  NÚCLEOS

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

 

CALDAS DA RAINHA

O Núcleo da Liga dos Combatentes de Caldas da Rainha foi fundado em 28 de julho de 1924.

A primeira direção da denominada “Delegação de Caldas da Rainha da Liga dos Combatentes da Grande Guerra” foi presidida pelo então Capitão António Ferreira Damião Júnior (foto à direita), nomeado pela Direção do Núcleo Central (Nota nº 458 de 31 de Maio de 1924), no período de 28 de julho 1924 a 15 de Janeiro 1925 (de acordo com a transcrição da ata nº 1 de 28Jul24 e ata nº 6 de 15Jan25) nas instalações do Regimento de Infantaria nº 5 e secretaria do segundo Batalhão do mesmo Regimento agora denominado de Pavilhões do Parque D. Carlos I, património do Hospital Termal Rainha D. Leonor até ao dia 02 de dezembro de 2015, a partir dessa data passou para a responsabilidade da Câmara Municipal de Caldas da Rainha por um período de concessão de 50 anos.

Atualmente a sede deste Núcleo situa-se na Rua do Sacramento nº 7, R/C Esqº., 2500-182 Caldas da Rainha (antiga junta de freguesia de Nª Sra. do Pópulo).

O Núcleo da Liga dos Combatentes de Caldas da Rainha está localizado em pleno coração da cidade, a dois passos do centro histórico e do seu "ex-libris" o Hospital Termal Rainha D. Leonor, o mais antigo hospital termal de toda a Europa. Fisicamente está instalado nas instalações da antiga junta de freguesia de Nossa Senhora do Pópulo, que nos acolhe, ocupando instalações, património da Camara Municipal de Caldas da Rainha que, graciosamente, as vem cedendo à Liga dos Combatentes, desde 31 de julho de 2016, em regime de contrato de comodato.
A sede do Núcleo é composta por três áreas distintas: o gabinete da Direção, um espaço multiusos (sala de leitura e TV, com apoio de cafetaria) e uma área de arrumos com instalações sanitárias. Excetuando a exiguidade do gabinete da Direção e alguma decrepitude da área de arrumos, o restante espaço disponível é suficiente para os fins a que se destina.