Bem-Vindo à Página Oficial da
Liga dos Combatentes


 

 








 

 

 

 

 








 
 

 

 

  NÚCLEOS

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

 

LAMEGO

"O Núcleo de Lamego da Liga dos Combatentes, foi instituído em 05 de Novembro de 1923 em reunião realizada na Vila Ferraz sita na Estrada da Ortigosa, residência do Senhor Tenente Coronel Médico Joaquim D’Assumpção Ferraz Júnior, que aceitou o convite da Direcção da Liga dos Ex-Combatentes da Grande Guerra para assumir a Presidência da Sub-Agência de Lamego. Nesta mesma data tomaram posse o Tesoureiro e o Secretário, Senhor Capitão Francisco Pinheiro e o Senhor Capitão Arnaldo Lopes Ramos, respectivamente.
Iniciou o seu funcionamento como Sub-Agência no dia 01 de março de 1924, data que é considerada a fundação deste Núcleo.
O Dia festivo do Núcleo de Lamego da Liga dos Combatentes, tem sido nos últimos anos comemorado no mês de setembro, sendo as comemorações incluídas no programa das Festas de Nossa Senhora do Remédios, com o seguinte Programa:

• Homenagem aos Combatentes junto do Monumento ao Soldado Desconhecido;
• Missa de Sufrágio pelos Combatentes já falecidos;
• Almoço convívio dos Combatentes e suas famílias.

É preocupação da actual Direcção cuidar dos problemas morais e materiais dos Combatentes em geral e dos Sócios em particular. Neste âmbito, têm sido feitas diligências no sentido de minimizar situações socialmente precárias, decorrentes de acidentes ou doenças adquiridas no cumprimento do Serviço Militar, bem como promover junto dos seus associados um efectivo sentido de solidariedade constantemente afirmado na disponibilidade da ajuda àqueles que mais necessitam. Dada a implantação geográfica deste Núcleo, bem como das tradições militares desta cidade de Lamego, informa-se da disponibilidade para colaborar na organização, de passeios e convívios nesta região, de modo a desenvolver os laços de amizade e sã camaradagem entre todos os Combatentes."