Bem-Vindo à Página Oficial da
Liga dos Combatentes


 

 








 

 

 

 

 








 
 

 

 

  NÚCLEOS

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

 

PORTO

O Núcleo do Porto da Liga dos Combatentes foi fundado em 26 de Fevereiro de 1925, na altura Agência do Porto, por iniciativa do Dr. Alfredo Barata da Rocha, seu primeiro presidente da Direcção.

Das mais personalidades que o serviram como presidentes da Direcção, com obra na Liga e na cidade do Porto, destacam-se o Eng.º Custódio Guimarães, entre 1932 e 1971, e o coronel Mário Fernandes da Ponte, entre 1971 e 1996, a este se devendo a aquisição, em 15 de Março de 1974, do Palacete do Visconde de Pereira Machado onde actualmente funciona a sede do Núcleo do Porto da LC.

Este palacete, construído em meados do do século XIX, tornou-se uma das residências mais requintadas da cidade do Porto, célebre pelos sumptuosos bailes e brilhantes festas. Neste edifício funciona, além da estrutura administrativa, um Museu dedicado às 1.ª e 2.ª Guerras Mundiais, à Guerra do Ultramar, uma biblioteca e o Centro de Apoio Médico, Psicológico e Social (CAMPS).

Das características arquitectónicas do palacete, com fachada granítica, encimada por frontão com brasão, escadaria interior imponente, estuques de estilo barroco, destaca-se a existencia de uma das clarabóias mais belas da cidade.