Bem-Vindo à Página Oficial da
Liga dos Combatentes


 
 
 

 

 

 








 
 

 

 

 

  NÚCLEOS

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

 

ALCOBAÇA

Fundado a 30 de Abril de 1924 teve como primeiro Presidente da Direcção, o Major Joaquim José da Conceição, Secretario Alferes Manuel da Assunção Figueiredo e Tesoureiro, Tenente José Carapinha. A acta da reunião da eleição dos corpos directivos é datada a 16/06/24 a qual decorreu no Quartel de Cavalaria n° 4 em Leiria.

A oito de Janeiro do ano 1925,reza a acta n° 2 a eleição da Mesa da Assembleia Geral que ficou assim ordenada. Presidente Tenente Coronel José Rodrigues Brusco, 1° secretario Tenente César Augusto Mateus de Carvalho, 2° secretário 1° Sargento António Maria Simões. Não temos informações nem conhecimento do passado destes Militares resta-nos apenas alguns apontamentos do passado do Tenente Coronel Brusco. Quadros que são considerados Águas Fortes, Aguarelas ou caricaturas humorísticas os quais se encontram na sede da Liga. Quanto á sua passagem por Alcobaça é reconhecida pela bebida espirituosa da famosa Ginja de Alcobaça que tem a patente registada, David Pinto Comp Limitada, o qual foi o autor da garrafa que contém a referida bebida.

No primeiro livro de registo de Sócios anotamos que em 1924 o Núcleo tinha no seu activo 34 Sócios que combateram em França e em África. O Sócio N° 1 foi o primeiro Presidente da Direcção o Sr. Major Joaquim José da Conceição.