Bem-Vindo à Página Oficial da
Liga dos Combatentes


 

 








 

 

 

 

 








 
 

 

 

  NÚCLEOS

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

 

RIO MAIOR

A Delegação da Liga dos Combatentes em Rio Maior foi criada em 02 de Setembro de 1924, pelas 20h30, em reunião da Direcção da Liga em Lisboa, então, no Largo da Trindade nº 17, 2º andar, composta por Eugénio Carlos Mardel Ferreira, Afonso Júlio Cerqueira, Eduardo Roméro e José Esquível, sendo nomeado para o cargo de Presidente, o combatente em França, Raul Gomes Costa.

A Delegação de Rio Maior, por razões que não importa referir, teve curta duração e suspendeu a sua actividade durante algumas dezenas de anos, passando os sócios inscritos a depender da Delegação de Santarém, durante o período de encerramento.

Em 01JUL1966, por deliberação da Comissão Central Administrativa da Liga dos Combatentes, após autorização da Delegação de Santarém, foi constituída uma Comissão Administrativa para dirigir a Delegação de Rio Maior e nomeados o Dr. Fernando Sequeira Aguiar, para o cargo de Presidente, o Sócio José dos Santos Guilhermino para o de Secretário e o sócio Luís Siopa para o de Tesoureiro.

Em 18NOV2000, tendo em consideração a longa permanência (34 anos), do Dr. Sequeira Aguiar como Presidente do Núcleo de Rio Maior, a sua avançada idade e o seu precário estado de saúde, já sem capacidade para gerir os interesses da Liga dos Combatentes em Rio Maior, um grupo de 18 combatentes reunidos em Assembleia Geral, nomearam o Dr. Eduardo Casimiro, como Presidente do Núcleo, o qual se manteve em exercício de funções até 10ABR2007, data em que tomou posse a Direcção presidida pelo Dr. Armando Ribeiro, tendo havido necessidade de fazer algumas substituições por razões de saúde, profissionais e familiares dos primeiros elementos eleitos.

Em 30JAN2010, dos 18 sócios do Núcleo com direito a voto, reunidos em Assembleia Geral, da qual o 3º Item da O.T. era o de “eleição de nova Direcção do Núcleo para o triénio de 2010 a 2012, por termo do mandato da actual Direcção”, nenhum se apresentou a eleição como Presidente, nem para fazer parte de uma nova Direcção, sendo proposto que o Dr. Armando Ribeiro fosse reconduzido no cargo de Presidente e constituísse uma nova Direcção, tendo aquele acabado por aceitar, mantendo os elementos anteriores, à excepção do Tesoureiro, que havia declarado não desejar continuar a exercer funções na Direcção.

Em 05FEV2011, por indisponibilidade do Dr. Armando Ribeiro para continuar a presidir o Núcleo, foi eleito para desempenhar o cargo de Presidente do Núcleo, por unanimidade, em Assembleia Geral, à qual se apresentaram 26 sócios, o Sócio Combatente, Arménio Carvalho Duarte Pereira.

Em 22FEV2014, foi eleita, para o triénio 2014/17, em Assembleia Geral, à qual se apresentaram 27 sócios, a seguinte Direcção:

- Presidente, sócio nº 163192, José Carlos Abadesso dos Santos;
- Secretário, sócio nº 169590, Rogério Paulo Peralta Rodrigues;
- Tesoureiro, sócio nº 172050, Rui Paulo Gil Galrinho;
- 1º Vogal, sócio nº 158158, José da Silva Carvalho;
- 2º Vogal, sócio nº 162991, Armando Martins da Cunha;
- Vogal Suplente, sócio nº 156229, Arménio Carvalho Duarte Pereira.