Bem-Vindo à Página Oficial da
Liga dos Combatentes


 

 








 

 

 

 

 








 
 

 

 

  NÚCLEOS

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

 

PICO, Açores

O Núcleo de Angra do Heroísmo/ Praia da Vitória, da Ilha Terceira, em 2005 tinha 150 associados na Ilha do Pico. Em 5 de de Outubro desse ano decorreu o 17º Encontro dos Combatentes da Ilha do Pico, na Vila de S. Roque. No decorrer do evento, efectuou-se a cerimónia de inauguração do 1º monumento aos Combatentes na ilha do Pico, tendo a mesma contado com a participação de uma força militar, deslocada da ilha Terceira, para a Guarda de Honra. De referir que o senhor Presidente da Direcção Central da Liga, se deslocou propositadamente ao Pico para participar neste acontecimento. Constatou-se uma grande participação de Combatentes e familiares, tendo-se no almoço de convívio registado a participação de 800 pessoas. Acontece que nos anos seguintes , devido á distância entre a sede do núcleo e a ilha do Pico, não se registava qualquer actividade dos associados. Em face disto, foi feita uma auscultação local da razão de ser deste facto, tendo a direcção do Núcleo chegado à conclusão que só se ultrapassaria esta apatia com outra dinâmica, a qual deveria passar pela criação oficializada de uma Delegação da Liga no Pico, que fosse conducente à criação de um Núcleo na Ilha.

Em 23 de Setembro de 2008, o então presidente do Núcleo de Angra do Heroísmo/Praia da Vitória, Genuíno António Madruga Gomes, deslocou-se ao Pico onde em reunião efectuada na vila das Lajes se procedeu à constituição da Delegação do Pico da Liga dos Combatentes, composta por 3 elementos, sendo um de cada concelho da Ilha, os quais tiveram como missão desenvolver a actividade precedente da constituição de um Núcleo da Liga dos Combatentes na Ilha do Pico. Posteriormente foi efectuada uma proposta pela direcção do Núcleo de Angra do Heroísmo/Praia da Vitória ao Excelentíssimo presidente da Direcção Central da Liga dos Combatentes, tenente general Joaquim Chito Rodrigues, para que a então Delegação do Pico ascendesse à condição de Núcleo e que ao mesmo fosse dado o nome de Núcleo da Ilha do Pico da Liga dos Combatentes, o que veio a efectuar-se no dia 19 de Abril de 2009.

Foi assim que em 19 de Abril de 2009, dia de festa para os Combatentes picarotos, se efectuou a cerimónia de constituição do seu Núcleo, apoiada pela Câmara Municipal da Madalena do Pico, sob a presidência de Jorge Manuel Pereira Rodrigues, a qual teve a participação de uma Guarda de Honra, composta por militares dos três Ramos das Forças Armadas, deslocados propositadamente ao Pico para o efeito. Esta cerimónia contou com a presença dos oficiais generais comandantes dos três Ramos das Forças Armadas sediados nos Açores, com um representante do senhor Presidente do Governo Regional dos Açores, um representante do senhor Presidente da Direcção Central da Liga, autoridades civis e militares da Ilha do Pico, bem como o presidente do Núcleo da Angra do Heroísmo/Praia da Vitória e grande número de Combatentes e seus familiares.

Durante a cerimónia, foi prestada homenagem aos Combatentes da Ilha do Pico com o descerramento de uma lápide. Pelo representante do Presidente da Direcção Central da Liga, tenente-coronel Álvaro Diogo, foi entregue o guião do Núcleo da Ilha do Pico ao Presidente da Comissão Administrativa Instaladora do Núcleo. No decorrer do acto, usou da palavra o presidente do Núcleo de Angra do Heroísmo/Praia da Vitória, foi lida uma mensagem do senhor Presidente da Direcção Central da Liga , pelo representante do mesmo na cerimónia e por fim o Presidente da Câmara Municipal da Madalena, em discurso inflamado, relevou a importância do acto para os Combatentes da Ilha do Pico. Após a cerimónia, houve um lauto almoço de convivo oferecido pela Câmara Municipal da Madalena, no qual participaram 350 convivas, combatentes seus familiares e convidados.

No início do convívio, foi dada posse pelo representante do Presidente da Direcção Central da Liga aos elementos que constituíram a Comissão Administrativa Instaladora do Núcleo, a qual foi constituída conforme seguidamente se indica: Presidente, José Manuel de Macedo Cristiano; secretário, Gaspar Jerónimo da Rosa; tesoureiro, João Duarte da Silva Júnior e vogais Manuel Alves Gonçalves e Carlos Alberto da Silva.

Passado que foi um ano da constituição do Núcleo, a Comissão Administrativa Instaladora achou ser importante promover eleições que dotassem o Núcleo da sua primeira Direcção, tendo sido indicado o dia 5 de Outubro de 2010 para se proceder ao acto eleitoral, aproveitando a realização do 22º Encontro de Convívio dos Combatentes do Pico, para o efeito. Efectuado o acto eleitoral na data indicada, a primeira direcção do Núcleo ficou constituída pelos seguintes elementos: presidente, Genuíno António Madruga gomes, que ao aposentar-se havia regressado á sua Ilha; secretário, Luís Alberto da Silva Alvernaz; tesoureiro, João Duarte da Silva Júnior e os vogais José Manuel de Macedo Cristiano e Manuel Alves Gonçalves, tendo esta tomado posse no dia 21 de Outubro de 2010.