Bem-Vindo à Página Oficial da
Liga dos Combatentes


 








 

 

 

 
 
 

 
 

 
 

 

  NÚCLEOS

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

 

ENTRONCAMENTO-Vila Nova da Barquinha

No dia 29 de Maio de 1932 um grupo de Combatentes da 1º Grande Guerra, residentes na vila de Entroncamento, então freguesia do Concelho de Vila Nova da Barquinha, se reuniram e pensaram fundar uma Sub-Delegação da Liga dos Combatentes na freguesia do Entroncamento, ficando constituída uma Comissão para convocação de uma Assembleia Geral para eleição de corpos Sociais, verificando-se pelo livro de Actas o seguinte:

ACTA Nº 1

Aos três dias do mês de Junho de 1932, numa das salas do Grupo Recreativo 1.º de Outubro de1911, no Entroncamento, teve a sua primeira reunião pelas vinte e uma horas a comissão organizadora que em vinte e nove de Maio do corrente ano foi eleita por um grupo de Combatentes da Grande Guerra residentes na freguesia do Entroncamento para organizar e levar a efeito a inauguração oficial dum Núcleo da Liga que se denominara Sub-Delegação do Entroncamento da Liga dos Combatentes da Grande Guerra.

Compareceram os senhores João Augusto Teodósio; João Eduardo Rodrigues de Oliveira Serrano; Jerónimo Marques e Augusto Gomes Duarte, respectivamente Presidente, Secretário, Tesoureiro e Vogal, que resolveram mandar fazer vários impressos iguais aos usados na Agencia da Liga de Lisboa. Começou a efectuar a devida propaganda, colher inscrições de Sócios e dar inicio à cobrança de quotas dos associados em um de Junho próximo. – Comunicar a organização oficial desta Subdelegação às seguintes entidades oficiais do Entroncamento – Junta de Freguesia, Comandante Militar, Chefe da Estação Telegrafo Postal e Chefe da 2ª Circunscrição de Exploração da C. P. – Da Barquinha, Câmara Municipal do Concelho, Sub - inspector do serviço de Saúde e Delegação da Liga dos Combatentes da Grande Guerra — Que foi a Lisboa o Secretário desta Sub - Delegação tratar da aquisição de impressos e mais expediente necessários. – Oficiar ao Grupo Recreativo 1º de Outubro de 1911 agradecendo a cedência das suas salas para as reuniões desta Sub - Delegação. – Aceitar o oferecimento do secretário para que a Sede deste Núcleo da Liga passasse a ser numa dependência da sua residência na Rua 5 de Outubro desta localidade enquanto não houver casa para sede desta Associação.

E, não havendo nada mais a tratar foi encerrada a sessão pelas vinte e três horas sendo esta acta assinada por todos os membros da Comissão acima referida.