Bem-Vindo à Página Oficial da
Liga dos Combatentes


 








 

 

 

 
 
 

 
 

 
 

 

  NÚCLEOS

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

 

ESPINHO

Em 14 de Maio de 1926 foi fundada a SubAgência, então denominada Delegação de Espinho da Liga dos Combatentes, sendo designados como Presidente da Assembleia Geral o senhor Dr Alfredo Themudo Corte Real e como Presidente da Delegação o senhor Alfredo Baptista. Nesta data não havia sede fixa, os trabalhos eram realizados em casa dos elementos da Delegação. No dia 18 do mês de Abril de 1970 foi inaugurada a sede da SubAgência de Espinho, sita na rua 19, nº 62, no edifício denominado Grémio do Comércio, cedido graciosamente.

Presidiu à inauguração, Sua Exª., o Senhor General Arnaldo Schulz, prestigioso Presidente da Liga dos Combatentes, estando presente, entre muitas entidades militares e civis o senhor Dr. Manuel Baião Nunes dos Santos, Presidente da Câmara Municipal de Espinho, ao mesmo tempo Presidente da SubAgência de Espinho da Liga dos Combatentes. Esta dita sede, foi extinta no ano de 1980 por acção de despejo movida pelo Casino de Espinho, onde no presente se encontra o “Aparthotel Solverde”.

Na sequência do despejo, a Direcção do Núcleo de Espinho, presidido naquela data pelo Sr. Manuel da Silva Pinheiro, voltou a ficar na mesma situação aquando da inauguração, ou seja, sem sede fixa. Actualmente o Núcleo funciona numa sala, alugada, na rua 43, nº 474, 1º Sala C. As sucessivas Direcções sempre se bateram por uma sede condigna, fazendo vários pedidos aos Presidentes de Câmara e Presidentes de Junta, que até ao momento, ainda não foi realizado o sonho de há muitas décadas. No entanto, tudo se encaminha finalmente para um acordo a breve trecho, com a Câmara Municipal de Espinho.

O Núcleo de Espinho tem 705 (setecentos e cinco sócios), comemora o 09 de Abril a “Batalha de La Lys”, o aniversário do Núcleo a 14 de Maio, realiza o “Piquenique do Combatente” a 10 de Junho, uma excursão no mês de Julho e/ou uma caminhada na natureza, o dia dos “Fieis” a 2 de Novembro em memória dos combatentes mortos pela Pátria no cemitério local, onde existe um talhão da Liga dos Combatentes com nove sepulturas e um ossário e, na Vila da Feira, onde também existe um talhão a cargo deste Núcleo. Em Dezembro participa no convívio de almoço de Natal dos Núcleos do distrito de Aveiro “Natal do Combatente” e realiza o convívio familiar “Bolo Rei do Combatente”, na Sede. Em 2001 foram realizadas as bodas de diamante do Núcleo de Espinho, da Liga dos Combatentes.

Na área desportiva, há um elemento da Direcção que participa e representa o Núcleo em provas de atletismo de estrada, no âmbito regional e Nacional. Nas cerimónias realizadas a nível Nacional pela Liga dos Combatentes, o Núcleo de Espinho está sempre presente e, ainda nas cerimónias a nível local em que é convidado.