Bem-Vindo à Página Oficial da
Liga dos Combatentes


 








 

 

 

 
 
 

 
 

 
 

 

  NÚCLEOS

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

 

QUELUZ


No dia 21 de Outubro de 1931, houve uma reunião no Teatro Cinema de Queluz com o nome de delegação de Sintra da Liga dos Combatentes da Grande Guerra para apresentação e aprovação das contas e eleição dos corpos gerentes.

Pela acta n° 1, sabe-se que as contas referiam-se ao período de 1928 a Setembro de 1931, sendo seu Presidente o Senhor 2.° Sargento Carlos Rei. No dia 21 de Outubro de 1931, foi nomeada uma direcção constituída pelo Senhor Coronel Francisco Garcia Tereno (Presidente), Senhor 2.° Sargento Carlos Alberto Caetano Rei (Secretário) e o Senhor João Gonçalves Teixeira (Tesoureiro). Tinha a seu cargo a gestão dos talhões de Queluz, Amadora, Belas, Almargem do Bispo, Montelavares, S. Marçal e Colares.

No dia 8 de Fevereiro de 1982 foi criado um Núcleo em Sintra, com a designação de Núcleo de Sintra da Liga dos Combatentes e simultaneamente, este Núcleo, passa a ser designado por Núcleo de Queluz, desde a mesma data, com sede na Rua Dr. Manuel Arriaga, 64 - A, 2745-158 Queluz e responsabilidade da gestão dos talhões de Queluz, Amadora, Belas e Almargem do Bispo, ficando os restantes talhões à responsabilidade do Núcleo de Sintra.

Não se sabe qual o dia da fundação do Núcleo de Queluz, porque a acta n.° 1 existente neste Núcleo não se refere à data da sua criação. Apenas se refere à aprovação das contas desde 1928 a Setembro de 1931, mas tudo leva a crer que o dia do Núcleo se situa no ano de 1928.


Presidentes do Núcleo